O papel do diálogo e da afetividade na educação a partir dos estudos de Freire e Wallon
dc.contributor.advisor | Dal Forno, Marlise Amália Reinehr | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaspar, Chantéle Fiuza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:28:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261912 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou informações sobre qual é o papel do diálogo a partir das teorias dos filósofos Paulo Freire, que destacava a importância de pensar em uma educação capaz de reconhecer a cultura do educando e agir com base nela, e de Henri Wallon, que acreditava que a afetividade tinha um papel importante para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, buscou-se compreender: como a estimulação através do diálogo e da afetividade dentro da sala de aula pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem? objetivando a formação de um cidadão atuante na sociedade, está que é uma das prerrogativas do ensino da sociologia. Para isso, foi utilizada a pesquisa qualitativa, através de pesquisa empírica como observações e pesquisas bibliográficas. Desta maneira procurou-se entender como o diálogo auxilia no processo de ensino aprendizagem dos educandos, a partir do compartilhamento de conhecimentos entre todos os setores participantes da comunidade escolar (sociedade, família, escola), bem como de seus laços afetivos, que colaboram para que o aluno se reconheça como parte integrante e imprescindível de seu conhecimento, mas principalmente que ele compreenda que também faz parte da sociedade e da democracia. A partir dessa análise foi possível compreender que para que o aluno se desenvolva de forma completa é fundamental a junção entre o diálogo e o afeto, pois ambos colaboram para a construção de um indivíduo social e racional, pois somente a partir da troca de informações, vivências e experiências entre todos os envolvidos no processo educativo é que o aluno cria laços de afeto, proporcionando a estes a segurança necessária para que possam se expressar, sem medo ou vergonha, tornando-se assim, um ser social, crítico e consciente do seu papel, bem como do papel do outro na sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study seeks informations about what is the role of dialogue based on the theories of the philosophers Paulo Freire, who stressed the importance of thinking about an education capable of recognizing the culture of the learner and acting based on it, and Henri Wallon, who believed that affectivity had an important role in the integral development of the child. Therefore, sought to understand: how can stimulation through dialogue and affectivity in the classroom contribute to the teaching-learning process? Aiming at aiming at the formation of an active citizen in society, this is one of the prerogatives of teaching sociology. For this, qualitative research was used, through empirical research such as observations and bibliographic research. In this way, sougth to understand how dialogue helps in the teaching-learning process of the students, from the sharing of knowledge among all the participating sectors of the school community (society, family, school), as well as their affective bonds, which collaborate so that the student recognizes himself as an integral and indispensable part of his knowledge, but mainly that he understands that he is also part of society and democracy. From this analysis it was possible to understand that for the student to develop in a complete way, it is essential the junction between dialogue and affection, providing to the construction of a social and rational individual, because it is only through the exchange of information, experiences and experiences among all those involved in the educational process that the student creates bonds of affection, providing them with the necessary security so that they can express themselves without fear or shame, thus becoming a social being, critical and aware of their role, and the role of others in society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dialogue | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Wallon, Henri, 1879-1962 | pt_BR |
dc.subject | Affectivity | en |
dc.subject | Teaching-learning process | en |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O papel do diálogo e da afetividade na educação a partir dos estudos de Freire e Wallon | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aranda, Yara Paulina Cerpa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172629 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (762)