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dc.contributor.advisorMengel, Alex Alexandrept_BR
dc.contributor.authorLimberger, Luciana Daianept_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261911pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar as trajetórias de vida de integrantes do movimento escoteiro de um Distrito Escoteiro, composto por Grupos de cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul, bem como conhecer as atividades realizadas em um grupo de Santa Catarina e do Uruguai. Através delas compreender em que medida os conhecimentos adquiridos nesses grupos determinam as escolhas desses cidadãos. Ao considerarmos que educação é uma prática social que visa o desenvolvimento do ser humano, suas potencialidades, habilidades e competência, concluímos que a educação não se restringe ao ambiente escolar. A vida em sociedade apresenta diversos espaços voltados à educação não-formal, um deles é o escotismo, praticado nas diferentes cidades,através das unidades locais que desenvolvem atividades, e despertam em crianças, jovens e adultos o desejo de fazer parte deste movimento. As histórias vividas nestes Grupos, passam a ser objeto empírico deste estudo, através delas, busquei compreender a relevância das atividades desenvolvidas ali, para o desenvolvimento dos seres sociais que frequentam este meio, e questiono: Qual a influência do Escotismo à vida do cidadão, na perspectiva dos integrantes deste movimento?pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the life trajectories of members of the scout movement of a Scout District composed by groups of towns in the interior of the state of Rio Grande do Sul, as well as knowing the activities carried out in a group from the state of Santa Catarina and another from Uruguay. Through them they understand to what extent the knowledge acquired in these groups determines the choices of these citizens. When we consider that education is a social practice that aims at the development of human beings, their potential, skills and competences, we conclude that education is not restricted to the school environment. In social life there are several spaces dedicated to non-formal education, one of them is Scouting, practiced in different cities, through local units that develop activities, and awaken in children, young people and adults the desire to be part of this movement. The stories lived in these Groups, become the empirical object of this study. Through them, I tried to understand the relevance of the activities developed there, for the development of the social beings that attend this environment, and I question: What is the influence of Scouting on the life of the citizen, from the perspective of the members of this movement?en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectNon-formal educationen
dc.subjectScoutingen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEscotismopt_BR
dc.titleEscotismo e trajetórias de vida : a importância da educação não-formal na formação do cidadãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172770pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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