Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMengel, Alex Alexandrept_BR
dc.contributor.authorRachele, Nathana Redinpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:27:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261902pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the relation between education and communication in the classroom. Using a relatively new concept, Educommunication, we seek to analyze, starting from a sociological perspective, how digital tools are inserted in the school context, the way students behave when using them, the challenges and desires of teachers and the prospects for obtaining knowledge mediated by such mechanisms. In the research, the application of semi-structured interviews was used to analyze the experiences of a group of high school students and teachers from Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, from Sobradinho, in the Centro Serra region of Rio Grande do Sul. It was important to analyze what Educommunication provides as a new paradigm in the Communication/Education interface. From the collected reports and the relationship with the bibliographic reference, it is clear that the planning, conduction and application of didactics involving digital tools and the means of communication are capable of expanding the dialogue between students and teachers, through a communicative management, encouraging active participation of students in their learning process, in addition to stimulating effective and critical social participation in a society in constant transformation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducommunicationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleA sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples