Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComunello, Felipe Josépt_BR
dc.contributor.authorValandro, Charmeni Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:27:12Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261897pt_BR
dc.description.abstractMulticulturalismo, como o próprio nome diz, trata sobre diversidade cultural, sobre diferenças, tolerância, respeito e oportunidades igualitárias para todos. Nesta pesquisa o tema é multiculturalismo na educação e nas práticas docentes em sala de aula. Objetivou-se entender de que forma o tema é abordado pelos profissionais da educação na Escola Municipal Manoel Medeiros Fernandes, em Capão da Canoa - RS, de que maneira a supervisão da escola e a Secretaria da Educação acompanharam as ações após a formação para professores promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em 2020 e 2021 com título Diálogos Multiculturais, e ainda foi realizada uma análise do material de apoio ofertado na decorrência do curso, chamado Caderno de Situações Didáticas.Para tanto a pesquisa contou com levantamento bibliográfico e questionários semi-estruturados numa pesquisa quali-quantitativa realizada com docentes da escola e supervisoras, a fim de mensurar as informações e relacionar teoria e prática.Podemos perceber que multiculturalismo tem potencial enquanto prática curricular, mas que sua execução de forma íntegra exige uma série de modificações estruturais em vários setores da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractMulticulturalism, as the name implies, is about cultural diversity, about differences, tolerance, respect and equal opportunities for all. In this research, the theme is multiculturalism in education and teaching practices in the classroom. The main goal was to understand how the theme is addressed by education professionals at Manoel Medeiros Fernandes Municipal School, in Capão da Canoa - RS, how the school supervision and the Department of Education followed the actions after the training for teachers promoted by the Social Service of Commerce (SESC) in 2020 and 2021 with the title Multicultural Dialogues, and there were also an analysis of the support material offered during the course, called didactical situations journal. To do so, the research was structured in a quali-quantitative way, carried out with school teachers and supervisors, in order to measure information and relate theory and practice. We can see that multiculturalism has potential as a curricular practice, but that its full execution requires a series of structural modifications in several sectors of society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectMulticulturalismen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMulticultural dialoguesen
dc.subjectCapão da Canoa (RS)pt_BR
dc.titleDiálogos multiculturais na teoria e na prática : experiências de formação e ensino em uma escola municipal de Capão da Canoa/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAbalos Junior, Jose Luispt_BR
dc.identifier.nrb001172634pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples