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dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Rafael Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-07T03:33:21Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261842pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo abordar o Videogame e sua condição como mídia artística tendo como foco o pensamento crítico e teórico sobre a história das imagens apresentadas como videogames, como estas imagens foram construídas e quais foram os fatores externos e internos que as influenciaram, bem como tratar das heranças e apropriações que estabeleceram com convenções artísticas já tradicionais e legitimadas. Com essa finalidade, propõe-se uma classificação e análise de algumas diferentes tradições formais e conceituais surgidas na história do Videogame desde sua criação até a atualidade entendendo-as como estilos. Dessa forma, desenvolve-se aqui um estudo partindo de conceitos e metodologias da História da Arte e Teoria da Arte, principalmente vindas da diferentes abordagens da Teoria dos Estilos, como a Teoria Materialista dos Estilos e as teorias propostas pelos autores da Escola de Viena de História da Arte e suas ramificações que incluem perspectivas advindas da Sociologia das Gerações, combinadas com metodologias de novas áreas de pesquisa surgidas diante do desenvolvimento das novas mídias que se valem de suportes tecnológicos complexos, como os Platform Studies, para propor uma História do Videogame que se constitui a partir de uma história de suas imagens e como um segmento da História da Arte.pt_BR
dc.description.abstractThis research intends to approach the Video Game and their condition as artistic media, focusing on critical and theoretical thinking about the history of images presented as video games, how these images were constructed and what were the external and internal factors that influenced them, as well as deal with the inheritances and appropriations they established with artistic conventions that were already traditional and legitimized. For this purpose, a classification and analysis of some different formal and conceptual traditions that emerged in the history of Video Game from its creation to the present day, understanding them as styles, is proposed. In this way, it is proposed in a study starting from concepts and methodologies of Art History and Art Theory, mainly coming from different approaches of Theory of Styles, such as the Materialist Theory of Styles and the theories proposed by the authors of the Vienna School of Art History and its ramifications that include perspectives arising from the Sociology of Generations, combined with methodologies from new areas of research that emerged in the face of the development of new media that make use of complex technological supports, such as Platform Studies, to propose a History of Video Game that is constituted from a history of his images and as a segment of the Art History.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideo gameen
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectStyleen
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectGenerationsen
dc.subjectTeoria da artept_BR
dc.subjectArt historyen
dc.subjectPlatform studiesen
dc.titleA construção da imagem do videogame : a partir das tensões entre materialismo e vontade da arte na teoria dos estilospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001172924pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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