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dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorFauri, Larissa Dalla Norapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T03:53:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261835pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar como a mediação cultural e a educação em museus de arte estão sendo mobilizadas dentro do Brasil no período da pandemia da Covid-19. Também busca mostrar como a pandemia atravessou os mediadores e o trabalho de mediadores culturais no país, compreender as relações entre trabalho, pandemia e educativas desenvolvidas por mediadores culturais de museus de arte na pandemia em 2020 propõem para o campo da educação e da mediação cultural. Para realizar a investigação, esta dissertação se debruça sobre as perspectivas de mediação e do trabalho em mediação dentro da sociedade neoliberal, e os efeitos que esta traz para os sujeitos mediadores e para o modo como a educação está sendo mobilizada nos museus de arte do Brasil. Desenvolveu-se um grupo focal com mediadores culturais do Brasil em que foram realizadas práticas-convite, nas quais, através da linguagem oral, escrita e do desenho, investigou-se, junto ao grupo, suas experiências em mediação no período da pandemia. Compreende a mediação cultural a partir das autoras HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). Como achados da pesquisa, destacam-se a invenção de novas práticas educativas realizadas nas plataformas online como potencializadoras de vida dentro e, ao mesmo, o aprofundamento das condições de precariedade no trabalho de mediadores culturais.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation speculates how cultural mediation and education in art museums were organized in Brazil during the Covid pandemic. It also demonstrates how the pandemic impacted the mediators and their cultural role in the country; to comprehend the relationship between work, pandemic and creation in cultural mediation in Brazil during the year 2020. At last, to scrutinize what the educational agenda developed by the cultural mediators of art museums in the 2020 pandemic proposes for the educational and cultural mediation fields. This dissertation analyzes, in order to accomplish the investigation, the perspectives of mediation and its activity in a society controlled by a neoliberal system and the effects reflected on the individuals-mediators and on the way that the education in being mobilized in Brazilians’ art museums. A focal group was formed with cultural mediators from Brazil, and it organized invitation-practices, which, through oral, written and drawing language, tries to collectively investigate the experiences in mediation during the pandemic period. The definition of Cultural Mediation is based on the authors HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). This research leads us to the understanding that new educational practices capable of mobilizing life as we know have emerged in the online environment and at the same time, the conditions in which this work was done were precarious and unstable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural Mediationen
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducation in art museumsen
dc.subjectPandemicen
dc.titleA mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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