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dc.contributor.authorGeara, Gabriela Ballardinpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cristina Aparecida Medeiros Nunes dapt_BR
dc.contributor.authorHauck Filho, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T03:53:34Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1413-389Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261834pt_BR
dc.description.abstractProcrastinação acadêmica caracteriza-se pelo adiamento não estratégico de compromissos, o que implica protelar o início ou a conclusão de ações ou decisões relacionadas às atividades acadêmicas. O estudo descreve a construção de uma nova ferramenta de autorrelato com a finalidade de avaliar um amplo espectro latente de procrastinação acadêmica. Os participantes foram 172 estudantes universitários de diversos cursos de graduação de uma universidade do interior de São Paulo (média de idade = 23,66; desvio-padrão = 6,61; 68% mulheres). Análises fatoriais exploratórias permitiram selecionar 20 itens (de 60 iniciais) criados com base nas definições do construto presentes na literatura, que apresentaram cargas de magnitude moderada a alta em um fator geral de procrastinação. A fidedignidade encontrada para a escala foi de 0,91 pelo coeficiente alpha e 0,93 pelo coeficiente ômega, havendo uma ampla cobertura latente, como sugerido a partir da curva de informação do teste. O instrumento é recomendado para pesquisas no Brasil, podendo ser incluído em questionários contextuais em estudos de avaliação educacional em larga escala.en
dc.description.abstractProcrastinação acadêmica caracteriza-se pelo adiamento não estratégico de compromissos, o que implica protelar o início ou a conclusão de ações ou decisões relacionadas às atividades acadêmicas. O estudo descreve a construção de uma nova ferramenta de autorrelato com a finalidade de avaliar um amplo espectro latente de procrastinação acadêmica. Os participantes foram 172 estudantes universitários de diversos cursos de graduação de uma universidade do interior de São Paulo (média de idade = 23,66; desvio-padrão = 6,61; 68% mulheres). Análises fatoriais exploratórias permitiram selecionar 20 itens (de 60 iniciais) criados com base nas definições do construto presentes na literatura, que apresentaram cargas de magnitude moderada a alta em um fator geral de procrastinação. A fidedignidade encontrada para a escala foi de 0,91 pelo coeficiente alpha e 0,93 pelo coeficiente ômega, havendo uma ampla cobertura latente, como sugerido a partir da curva de informação do teste. O instrumento é recomendado para pesquisas no Brasil, podendo ser incluído em questionários contextuais em estudos de avaliação educacional em larga escala.pt_BR
dc.description.abstractLa procrastinación académica se caracteriza por el aplazamiento no estratégico de compromisos, lo que implica retrasar el inicio o la conclusión de acciones o decisiones relacionadas con las actividades académicas. Esto estudio describe la construcción de una nueva herramienta de autorrelación con la finalidad de evaluar un amplio espectro latente de procrastinación académica. Los participantes fueron 172 estudiantes universitarios de diversos cursos de graduación de una universidad del interior de São Paulo (media de edad = 23.66, desviación estándar = 6.61, 68% mujeres). Los análisis factoriales exploratorios permitieron seleccionar 20 ítems (de 60 iniciales) creados con base en las definiciones del constructo presentes en la literatura, que presentaron cargas de magnitud moderada a alta en un factor general de procrastinación. La confiabilidad encontrada para la escala fue de 0.91 por el coeficiente alfa, y 0.93 por el coeficiente omega, habiendo una amplia cobertura latente, como sugerido a partir de la curva de información de la prueba. El instrumento es recomendado para investigaciones en Brasil, pudiendo ser incluido en cuestionarios contextuales en estudios de evaluación educativa a gran escala.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2019), p. 693-706.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcrastinaçãopt_BR
dc.subjectAcademic experiencesen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAutorrelatopt_BR
dc.subjectStudyingen
dc.subjectVivencias académicases
dc.subjectPsicologia : Testes e medidas : Brasilpt_BR
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectEstudianteses
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectEstudioes
dc.titleDevelopment and psychometric analysis of the brief inventory of academic procrastinationpt_BR
dc.title.alternativeConstrução e análise psicométrica de um inventário breve de procrastinação acadêmica pt
dc.title.alternativeDevelopment and psychometric analysis of the brief inventory of academic procrastination es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169405pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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