Fluência de leitura : evidências teóricas e empíricas
Fecha
2022Tutor
Co-director
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A leitura envolve, a partir da abordagem da neuropsicologia cognitiva, processos como o reconhecimento de palavras e a compreensão leitora e, mais recentemente investigada, a fluência de leitura. Embora já se tenha conhecimento acerca da importância do reconhecimento de palavras e da compreensão para a leitura proficiente, ainda são escassos os estudos nacionais e até mesmo internacionais dedicados à fluência. Em relação a este construto, ainda há na literatura uma série de desconhecimentos e c ...
A leitura envolve, a partir da abordagem da neuropsicologia cognitiva, processos como o reconhecimento de palavras e a compreensão leitora e, mais recentemente investigada, a fluência de leitura. Embora já se tenha conhecimento acerca da importância do reconhecimento de palavras e da compreensão para a leitura proficiente, ainda são escassos os estudos nacionais e até mesmo internacionais dedicados à fluência. Em relação a este construto, ainda há na literatura uma série de desconhecimentos e contradições. Pesquisadores questionam principalmente quais são os componentes envolvidos na fluência e quais são as suas relações especialmente com a compreensão. Desse modo, esta dissertação buscou compreender a fluência de leitura de forma ampla, sua definição, os componentes cognitivos envolvidos e as relações entre fluência e demais habilidades de leitura, a partir de três estudos complementares. O primeiro estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa do construto de fluência de leitura. Os resultados apontam que há na literatura uma série de considerações acerca do construto, mas que ao incluir o componente prosódia na definição, fica claro que um nível de compreensão é necessário para a leitura fluente, indicando uma relação recíproca entre fluência e compreensão. O segundo estudo, uma revisão sistemática da literatura, teve como objetivo verificar o estado da produção científica acerca da definição de fluência de leitura e suas relações com a compreensão leitora. A síntese dos 57 estudos incluídos evidenciou que a maioria das pesquisas define o construto como precisão, automaticidade e prosódia. A maior parte dos estudos também considera que a fluência prediz a compreensão. Em relação à avaliação da habilidade, a maioria das pesquisas mediu a fluência de leitura oral, utilizando medidas padronizadas. Precisão e velocidade foram os componentes mais avaliados pelos estudos. A amostra contou com a participação de 57 estudantes (M=10,30, DP=0,63) de 5º ano de duas escolas públicas de Porto Alegre (RS), avaliados em tarefas de reconhecimento de palavras, fluência e compreensão. Análises de correlação de Pearson mostraram que as habilidades estão correlacionadas de fraca a moderadamente, sendo mais fortes as correlações entre prosódia e compreensão, medida por meio de questionário, e entre precisão e compreensão, medida por meio de reconto. Nos diferentes modelos de regressão múltipla, a fluência e o reconhecimento de palavras explicaram de 11% a 13% da variância em compreensão, enquanto o inverso, as variáveis de reconhecimento de palavras e compreensão explicaram de 6% a 19% da variância em fluência. Os três estudos permitiram um maior entendimento acerca da definição de fluência e dos componentes utilizados para descrevê-la, assim como uma visão abrangente de como ela tem sido definida e operacionalizada na literatura nacional e internacional. Além disso, os estudos possibilitaram elucidar as relações entre fluência, reconhecimento de palavras e compreensão leitora em um 5º ano do ensino fundamental. Tais resultados contribuem para o ensino e avaliação da fluência e capacita professores e pesquisadores a encontrarem estratégias potentes de ensino, de prevenção de dificuldades e de intervenção na área. ...
Abstract
Reading involves, from the cognitive neuropsychology approach, processes such as word recognition and reading comprehension and, more recently investigated, reading fluency. Although it is already known the importance of word recognition and comprehension for proficient reading, there are few national and even international studies dedicated to fluency. In relation to this construct, there is still a series of unknowns and contradictions in the literature. Researchers mainly question what are t ...
Reading involves, from the cognitive neuropsychology approach, processes such as word recognition and reading comprehension and, more recently investigated, reading fluency. Although it is already known the importance of word recognition and comprehension for proficient reading, there are few national and even international studies dedicated to fluency. In relation to this construct, there is still a series of unknowns and contradictions in the literature. Researchers mainly question what are the components involved in fluency and what are their relationships especially with comprehension. Thus, this dissertation sought to understand reading fluency in a broad way, its definition, the cognitive components involved in it and the relationships between fluency and other reading skills, based on three complementary studies. The first theoretical study aimed to carry out an integrative review of the reading fluency construct. The results show that there are a number of considerations about the construct in the literature, but when including prosody in the definition, it is clear that a level of comprehension is necessary for fluent reading, indicating a reciprocal relationship between fluency and comprehension. The second study, a systematic review, aimed to verify the state of scientific production on the definition of reading fluency and its relationship with reading comprehension. The synthesis of the 57 studies included showed that most studies define the construct as accuracy, automaticity and prosody. Most studies also consider that fluency predicts comprehension. In relation to the assessment, most studies have measured oral reading fluency, using standardized measures. Accuracy and speed were the most evaluated components by the studies. The third empirical study aimed to investigate the relationships between the word recognition, fluency and reading comprehension of students in the fifth grade of elementary school. The sample included 57 students (M=10.30, SD=0.63) from the fifth grade of two public schools in Porto Alegre (RS), evaluated in tasks of word recognition, fluency and comprehension. Pearson’s correlation analysis showed that these skills are weakly to moderately correlated, with the strongest correlations between prosody and comprehension, measured using multiple choice questions, and between accuracy and comprehension, measured using oral retelling. In the different multiple regression models, fluency and word recognition explained 11% to 13% of the variance in comprehension, while inversely, the variables of reading recognition and comprehension explained 6% to 19% of the variance in fluency. The three studies allowed a better understanding of the definition of fluency and the components used to describe it, as well as a comprehensive view of how it has been defined and operationalized in the national and international literature. In addition, the studies made it possible to elucidate the relationships between fluency, word recognition and reading comprehension in a fifth grade of elementary school. Such results contribute to the teaching and assessment of fluency and enable teachers and researchers to find powerful strategies for teaching, preventing difficulties and intervening in the area. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7626)Educación (2559)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
