De cria para o mundo: uma análise das fotografias documentais de Melissa de Oliveira
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho analisa as fotografias de Melissa de Oliveira feitas no Morro do Dendê, a partir da perspectiva que se fundamenta na metodologia apontada por Pilar Oliva e Maria Bernardete Tonato (2022), na qual a fotografia documental compartilhada expõe uma nova possibilidade de enxergar e retratar grupos sociais historicamente excluídos. Utilizando referenciais teóricos acerca da história do imaginário social brasileiro respaldado por Sandra Pesavento (1999), e dos Estudos Culturais investigad ...
Este trabalho analisa as fotografias de Melissa de Oliveira feitas no Morro do Dendê, a partir da perspectiva que se fundamenta na metodologia apontada por Pilar Oliva e Maria Bernardete Tonato (2022), na qual a fotografia documental compartilhada expõe uma nova possibilidade de enxergar e retratar grupos sociais historicamente excluídos. Utilizando referenciais teóricos acerca da história do imaginário social brasileiro respaldado por Sandra Pesavento (1999), e dos Estudos Culturais investigados por Stuart Hall (2016), segundo os quais os processos de linguagem e cultura são aprofundados a fim de compreender como se cria um imaginário social sociedade, o trabalho demonstra como é possível tensionar o imaginário hegemônico que reproduz estereótipos pejorativos sobre as favelas do Rio de Janeiro e seus moradores. ...
Abstract
This work analyzes Melissa de Oliveira's photographs taken in Morro do Dendê from the perspective based on the methodology pointed out by Pilar Oliva and Maria Bernardete Tonato (2022), which humanizing documentary photography exposes a new possibility of seeing and portraying historically excluded social groups. Using theoretical references about the history of the Brazilian social imaginary supported by Sandra Pesavento (1999), and Cultural Studies investigated by Stuart Hall (2016), accordin ...
This work analyzes Melissa de Oliveira's photographs taken in Morro do Dendê from the perspective based on the methodology pointed out by Pilar Oliva and Maria Bernardete Tonato (2022), which humanizing documentary photography exposes a new possibility of seeing and portraying historically excluded social groups. Using theoretical references about the history of the Brazilian social imaginary supported by Sandra Pesavento (1999), and Cultural Studies investigated by Stuart Hall (2016), according to which the processes of language and culture are deepened in order to understand how the social imaginary of a society is created, the work demonstrates how it is possible to tension the hegemonic imaginary that reproduces pejorative stereotypes about the favelas of Rio de Janeiro and its residents. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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