Mostrar el registro sencillo del ítem
A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
dc.contributor.author | Pires, Daniela de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Peroni, Vera Maria Vidal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T03:48:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-8227 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261794 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa os limites e as possibilidades para a democratização do direito à educação por meio da construção da esfera pública no Brasil e os impasses da relação com setor privado a partir dos anos 1930. A metodologia utilizada tem como base as análises bibliográfica, histórica e legislativa. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na história da educação ao longo da formação política e social brasileira. Conclui-se que a educação brasileira, historicamente, sofreu as consequências dos períodos de instabilidade política e social. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study analyses the limits and possibilities for the democratization of the right to education through the construction of the public sphere in Brazil, and the deadlocks in the relationship with the private sector since the 1930s. The methodology used is based on bibliographic, historical and legal analyses. The relationship between the public and private sectors is placed in its context in the history of education, throughout the political and social formation of Brazil. We conclude that historically, Brazilian education has suffered the consequences of periods of social and political instability. | en |
dc.description.abstract | El estudio analiza los límites y posibilidades para la democratización del derecho a la educación a través de la construcción de la esfera pública en Brasil y los impases de la relación con el sector privado a partir de los años 1930. La metodología utilizada tiene como base los análisis bibliográfico, histórico y legislativo. Así, se contextualiza la relación públicaprivada en la historia de la educación, a lo largo de la formación política y social brasileña. Se concluye que la educación brasileña, históricamente, sufrió las consecuencias de los períodos de inestabilidad política y social. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Contrapontos. Itajaí, SC. Vol. 19, nesp (2019), p. 10-27 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | History of education | en |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Public-private partnership in education | en |
dc.subject | Democratization of education | en |
dc.subject | Historia de la educación | es |
dc.subject | Alianza pública-privada en la educación | es |
dc.subject | Democratización de la educación | es |
dc.title | A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização | pt_BR |
dc.title.alternative | The history of brazilian education from a perspective of public-private partnerships : limits and possibilities for its democratization | en |
dc.title.alternative | La historia de la educación brasileña bajo el enfoque de la relación pública-privada : límites y posibilidades para su democratización | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168985 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)