Relação público-privado na educação básica : a democratização da educação?
Fecha
2016Autor
Materia
Resumo
O artigo trata das redefinições no papel do Estado, que reorganizam as fronteiras entre o público e privado e materializam-se das mais diferentes formas na educação básica pública, e suas implicações para o processo de democratização da educação. No caso brasileiro, muito lutamos no período de abertura política pela democratização com direitos sociais materializados em políticas. Mas, ao mesmo tempo em que avançamos nos direitos conquistados, também foi naturalizado que o Estado não seria mais ...
O artigo trata das redefinições no papel do Estado, que reorganizam as fronteiras entre o público e privado e materializam-se das mais diferentes formas na educação básica pública, e suas implicações para o processo de democratização da educação. No caso brasileiro, muito lutamos no período de abertura política pela democratização com direitos sociais materializados em políticas. Mas, ao mesmo tempo em que avançamos nos direitos conquistados, também foi naturalizado que o Estado não seria mais o principal executor. ...
Abstract
The article deals with theredefinitions of therole of the state, which reorganizethe boundaries betweenpublic and privatethat materializein many differentformsinbasic public education, and their implications forthe process ofdemocratization of education. In the Brazilian case, we have struggled so hard since the so-called ‘opening period’ ofpoliticaldemocratizationwithsocial rights materializedinpublic policies. However, whilewe have advancedin the conquered rights, at the same time the idea of ...
The article deals with theredefinitions of therole of the state, which reorganizethe boundaries betweenpublic and privatethat materializein many differentformsinbasic public education, and their implications forthe process ofdemocratization of education. In the Brazilian case, we have struggled so hard since the so-called ‘opening period’ ofpoliticaldemocratizationwithsocial rights materializedinpublic policies. However, whilewe have advancedin the conquered rights, at the same time the idea of the State as the main provider no longer prevails. ...
En
Movimento: revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ. Vol. 3, n. 5 (2016), p. 67-75
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