O ensino das temáticas ambientais nas escolas
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Sordi, Jaqueline Orgler | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-10-06T04:19:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/26158 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se a examinar a forma como os temas Aquecimento Global e Mudanças Climáticas são trabalhados no ensino médio de algumas escolas de Porto Alegre, relacionando-os às visões homem/natureza que vem sendo construídas ao longo da história da humanidade. A amostra é composta por entrevistas realizadas com professoras do ensino médio de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Através da entrevista, foram identificadas as metodologias de ensino dos professores, e os materiais por eles utilizados. A seguir, esse material foi analisado, destacando sua validade dentro da sala de aula como fonte de conhecimento para a construção de uma visão correta e não distorcida sobre o ambiente e sobre a relação do homem com a natureza. O trabalho foi realizado através de uma abordagem teórico-metodológica de pesquisa qualitativa baseada em Silverman (2009) e Duarte (2004). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino das temáticas ambientais nas escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000756571 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License