Enunciação e ensino de língua materna : intersubjetividade, referência e sentido no processo de escrita narrativa escolar
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Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar como o processo de escrita na escola, concebido como ato de enunciação, instancia referência e sentidos a partir da intersubjetividade enunciativa. O estudo está embasado na teoria enunciativa de Émile Benveniste (1966‐1974), que concebe a enunciação como ato único e irrepetível do locutor de se apropriar da língua, e na perspectiva de escrita enunciativa defendida por Endruweit (2006). Assim, o ato de escrita é tratado como uma estrutura que comporta eu ...
Esta pesquisa tem por objetivo verificar como o processo de escrita na escola, concebido como ato de enunciação, instancia referência e sentidos a partir da intersubjetividade enunciativa. O estudo está embasado na teoria enunciativa de Émile Benveniste (1966‐1974), que concebe a enunciação como ato único e irrepetível do locutor de se apropriar da língua, e na perspectiva de escrita enunciativa defendida por Endruweit (2006). Assim, o ato de escrita é tratado como uma estrutura que comporta eu e tu, referência e sentidos. O corpus de análise, coletado a partir do tema “Histórias Extraordinárias”, é uma narrativa escrita por uma aluna de escola fundamental. O processo enunciativo sob análise compõe‐se de quatro atos enunciativos: 1) a proposta de escrita pelo locutor‐professor; 2) a escrita pelo locutoraluno; 3) as observações sobre a escrita do aluno pelo locutor‐professor; 4) a reescrita pelo locutor‐aluno. A partir da relação entre estes atos, são observados os deslocamentos dos sujeitos “eu” e “tu” na relação intersubjetiva, as referências produzidas a cada ato enunciativo e os novos sentidos agenciados por novas formas em cada enunciação escrita. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1179)
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