Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
dc.contributor.advisor | Galante, Renata de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rafael Júnior | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T03:52:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259957 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Plataforma web | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Visualização | pt_BR |
dc.subject | Base de dados | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172279 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciência da Computação (1024)