Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na edu ...
Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License