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dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorMorelo, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-28T04:19:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25991pt_BR
dc.description.abstractNo segundo semestre de 2008, foi criado o projeto de extensão Curso de Inglês para Estudantes Indígenas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo deste trabalho é apresentar esse projeto, contextualizando-o como parte da política de permanência desenvolvida pela Universidade para os estudantes indígenas. O foco da discussão apresentada aqui está nas atividades desenvolvidas nos dois semestres de 2009, nos quais realizei os estágios de docência em Língua Inglesa I e II e atuei como professora do curso. O curso foi criado para oportunizar aos alunos indígenas o desenvolvimento de leitura em língua inglesa com vistas à maior participação deles em sua vida acadêmica, na suas próprias comunidades e na sociedade. Tendo como meta o desenvolvimento de letramento acadêmico e de educação linguística, apresento uma proposta de conteúdos curriculares e materiais didáticos elaborados especialmente para esse grupo de alunos. Com base na análise da proposta de conteúdos, que reúne temáticas e gêneros do discurso relevantes para os alunos, e da seleção de textos e das tarefas, que convidam e ajudam a ler com propósitos significativos e coerentes com o gênero discursivo em foco, busco esclarecer e ilustrar como os objetivos do curso podem contribuir para a construção de uma política de permanência dos estudantes indígenas na UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractThe extension course of English for Indigenous students was first offered at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in 2008. The aim of this paper is to describe the course as one of the actions of the permanency policy developed by the University for the Indigenous students. The analysis focuses on the activities I developed in the two terms of 2009 as part of my teacher education internship project. The course was designed to develop reading abilities in order to improve the Indigenous students’ participation in their academic lives, in their own communities, and in society. Aiming at academic literacy development and linguistic education, curricular contents and didactic materials designed for this specific group of students are proposed and analyzed. Based on the analysis of the curriculum contents, organized by themes and genres that are relevant to the students, and of the selection of texts and the pedagogical tasks, which motivate and help students to read with meaningful purposes, it is shown how the course objectives may contribute to the development of a permanency policy of the Indigenous students at UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica de permanênciapt_BR
dc.subjectIndigenous studentsen
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectPolicy of permanenceen
dc.subjectLinguistic educationen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectReadingen
dc.titleO curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755181pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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