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dc.contributor.authorFarina, Larissa Sanford Ayrespt_BR
dc.contributor.authorKretzmann, Roberta Pozzipt_BR
dc.contributor.authorGasparetto, Letícia Garibaldipt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Gabriel dos Reispt_BR
dc.contributor.authorBardagi, Marúcia Pattapt_BR
dc.contributor.authorGiacomoni, Claudia Hofheinzpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T03:50:53Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-5371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259918pt_BR
dc.description.abstractA adaptabilidade de carreira é um tema amplamente estudado na área de carreira por sua relevância prática e teórica. O objetivo deste estudo foi testar uma versão em português brasileiro da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) com uma amostra de adolescentes, incluindo uma dimensão adicional chamada cooperação. Participaram 592 adolescentes (303 do sexo feminino) de escolas privadas (n=275) e públicas (n=317), em Porto Alegre, RS. Os adolescentes tinham entre 13 e 18 anos (M=15,91 e DP=1,08). Em uma primeira subamostra aleatória (n=296), uma análise fatorial exploratória foi conduzida e resultou em uma solu-ção de cinco fatores. Logo após, com o restante da amostra, foi realizada uma análise fatorial confirmatória, confirmando-se o modelo de cinco dimensões. Os resultados indicam que o instrumento testado possui uma estrutura dimensional compatível com o modelo teórico adotado e propriedades psicométricas acei-táveis, além de contar com o acréscimo da dimensão cooperação.pt_BR
dc.description.abstractCareer adaptability is a theme widely studied in the area of career for its practical and theoretical relevance. The aim of this study was to test a Brazilian Portuguese version of the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) with a sample of adolescents, and including an additional dimension called cooperation. A total of 592 adolescents participated (303 female) from private (n=275) and public schools (n=317), in Porto Alegre. The adolescents were between 13 and 18 years old (M=16,02 e SD=1,08). In the first random subsample (n=296), an exploratory factor analysis was conducted and resulted in a five-factor solution. Afterwards, with the remainder of the sample, a confirmatory factor analysis was performed, ratifying the five-dimension model. The results indicate that the instrument tested has a dimensional structure compatible with the theoretical model adopted and acceptable psychometric properties, in addition to having the cooperation dimension added.en
dc.description.abstractLa adaptabilidad es uno de los temas ampliamente estudiados en el área de carrera, debido a su gran importancia práctica y teórica. El objetivo de este estudio es la creación de una versión brasilera de la escala CAAS, incluyendo la dimensión cooperación y destinada al público adolescente. Participaron 592 adolescentes (303 del sexo femenino) de escuelas privadas (n=275) y públicas (n=317), en Porto Alegre. Los adolescentes tenían entre 13 y 18 años (M=15,91 y DP=1,08). En una primera submuestra aleatoria (n=296), se llevó a cabo un análisis factorial exploratorio que sugirió una solución de cinco factores. Luego, con el resto de la muestra, se realizó un análisis factorial confirmatorio, en el cual se confirmó el modelo de dimensiones. Por lo tanto, se puede llegar a una versión del CAAS con propiedades psicométricas compatibles con estudios anteriores para una muestra de adolescentes brasileños, con la adición de la dimensión cooperación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsico. Porto Alegre. Vol. 51, n . 3 (jul./set. 2020), e-33735, p. 1-12.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia : Testes e medidas : Brasilpt_BR
dc.subjectAdaptabilityen
dc.subjectTraduçõespt_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectTest constructionen
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectAdaptabilidades
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescenteses
dc.subjectDesenvolvimento de carreirapt_BR
dc.subjectConstrucción de testes
dc.titleConstrução e evidências de validade da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileira para adolescentespt_BR
dc.title.alternativeConstruction and evidence of validity of Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) Brazilian form for adolescents en
dc.title.alternativeConstrucción y evidencias de validez del Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileña para adolescentes es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169210pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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