Do distanciamento social ao engajamento coletivo : relato de ações desenvolvidas no Programa de Extensão do NEPGS/POA
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Date
2022Type
Title alternative
Digital education, inequalities and vulnerabilities in the pandemic context : what does academic research say about articulated themes?
Abstract in Portuguese (Brasil)
Desde o ano 2020 até o momento, a humanidade enfrenta a pandemia de co-vid-19 que, entre outras consequências, vitimou milhares de pessoas, acirrou as desigualdades sociais e contribuiu para o aumento das violências de gênero (em particular, potencializadas pelo distanciamento social). Diante desse cenário, como instituição fomos desafiados a reafirmar o compromisso ético, político e social preconizado nas políticas institucionais de ações afirmativas, em particu-lar as voltadas para amenizar o ...
Desde o ano 2020 até o momento, a humanidade enfrenta a pandemia de co-vid-19 que, entre outras consequências, vitimou milhares de pessoas, acirrou as desigualdades sociais e contribuiu para o aumento das violências de gênero (em particular, potencializadas pelo distanciamento social). Diante desse cenário, como instituição fomos desafiados a reafirmar o compromisso ético, político e social preconizado nas políticas institucionais de ações afirmativas, em particu-lar as voltadas para amenizar os impactos da pandemia nas comunidades nas quais estamos inseridos/as. Entre tais iniciativas, citamos o Programa de Ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS – Porto Alegre (edição 2020), cujas atividades foram realizadas mediante o engajamento de integrantes da comunidade interna e externa do IFRS – Campus Porto Alegre (docentes, estudantes, voluntários/as, etc.). As ações foram pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, e demonstram a potência do coletivo nas lutas em prol da garantia de acesso aos direitos fundamentais para todos/as. Em especial, destacamos a relevância e a necessidade de ampliação das parcerias institu-cionais para a atuação em prol de grupos sociais historicamente em situação de vulnerabilidade social e econômica (tais como mulheres, crianças, pessoas LGBTI+, negros/as, indígenas, quilombolas etc.). ...
In
Viver IFRS : Revista da Pró-Reitoria de Extensão do IFRS. Bento Gonçalves, RS : IFRS. Vol. 10, n. 2 (2022), p. 55-59
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