O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
Fecha
2010Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduz ...
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Enfermería (1140)
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