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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorBauer, Luana Hainzenrederpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T03:32:33Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259676pt_BR
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior são responsáveis por se constituírem como espaços educadores sustentáveis, configurando-se em modelo e referência para a sociedade. Para isso, a gestão dos efluentes produzidos, fundamental para conservar os corpos hídricos receptores e seus ecossistemas interligados, é uma das ações a serem executadas. Por meio da Educação Ambiental, a sustentabilidade socioambiental e econômica pode ser promovida e ações em prol do meio ambiente possibilitadas. Tendo como objeto de estudo uma parcela da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o presente trabalho analisa a percepção ambiental dos(as) participantes quanto à composição, ao tratamento e ao destino do efluente produzido no Campus do Vale (Porto Alegre, RS), bem como o quanto tais informações são demandadas por eles e/ou ofertadas pela universidade. Os dados foram obtidos através de um questionário online de caráter quali-quantitativo e analisados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e, posteriormente, os testes Post-Hoc com correção de Bonferroni, quando necessário. Os participantes mostraram conhecimento satisfatório com relação à composição do efluente, mas insuficiente com relação ao seu tratamento e destino. A respeito da abordagem do tema dentro do ambiente acadêmico, grande parte da amostra apresentou desinteresse na busca por tais informações e ínfima participação em eventos ambientais abordando o tema. As práticas sustentáveis com relação ao efluente na universidade ainda requerem incentivos, tanto pela Administração Central quanto pela mobilização da comunidade acadêmica. A publicização da gestão dos resíduos líquidos e das formações ofertadas pela UFRGS pode ser amplamente melhorada através da educação ambiental.pt_BR
dc.description.abstractHigher education institutions are responsible for establishing themselves as sustainable educational spaces and becoming a model and reference for society. Thus, the management of the produced effluents, which is essential to conserve the receiving water bodies and their interconnected ecosystems, is one of the actions to be carried out. Socio-environmental and economic sustainability can be fostered through Environmental Education, making actions in favor of the environment possible. The present study analyzes the participants' environmental perception regarding the effluent produced at the Vale Campus (Porto Alegre, RS), including its composition, treatment, and destination. Also, we investigate how much information on the topic was requested by the participants or offered by the university. The data were obtained through an online questionnaire of qualitative and quantitative character. Results were analyzed statistically by the Chi-square test and, subsequently, by Post-Hoc tests with the Bonferroni correction, when necessary. The participants showed sufficient knowledge regarding the effluent's composition, as opposed to its treatment and destination. Considering the approach to the topic within the academic environment, a large part of the sample showed disinterest in the research for such information and little participation in environmental events addressing the issue. Sustainable practices concerning effluent at the university still require incentives, both by the administrative sectors and by the request and interest of the academic community. Publicizing the management of liquid waste and training offered by UFRGS should be extensively improved through environmental education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSocioambientalismopt_BR
dc.subjectSocio-environmental sustainabilityen
dc.subjectInstituição de ensino superior : UFRGSpt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionen
dc.subjectEnvironmental perceptionen
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos líquidospt_BR
dc.titleA Educação Ambiental em foco : o que sabemos sobre o efluente que geramos no Campus do Vale/UFRGS?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coArenzon, Alexandrept_BR
dc.identifier.nrb001131153pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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