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dc.contributor.advisorGraeff, Ângela Gaiopt_BR
dc.contributor.advisorPasa Dutra, Vanessa Fátimapt_BR
dc.contributor.authorMerten, Felipe Raul Meertpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T03:32:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259663pt_BR
dc.description.abstractPavimentos de concreto permeável vêm sendo utilizados com mais frequência devido as suas inúmeras propriedades benéficas ao meio ambiente. Entre elas, devolver ao solo a capacidade de infiltração, permitindo que a água retorne ao seu curso natural inclusive com a melhoria na qualidade da mesma e a redução no impacto dos efeitos da ilha de calor urbana. Além disso, com a crescente urbanização, aumentou-se a quantidade de resíduo proveniente da construção civil, passando-se a realizar o seu reuso como agregados, evitando o aumento de lixo e o esgotamento de recursos naturais. Contudo, pavimentos permeáveis enfrentam problemas provenientes do processo de colmatação, em que ocorre o entupimento dos seus poros, diminuindo o seu potencial drenante, o que reduz a efetividade de suas propriedades hidráulicas. Para contornar este problema, esta pesquisa objetiva analisar a infiltração de um trecho experimental de concreto permeável com o uso de agregados de concreto ao longo do tempo e avaliar diferentes métodos de manutenção encontrados na bibliografia a fim de se determinar qual o mais efetivo para maximizar a permeabilidade durante a vida útil do pavimento. Como resultado, atestou-se uma melhor efetividade dos métodos de sucção e jato de água de alta pressão seguida de sucção.pt_BR
dc.description.abstractPervious concrete pavements are being used more frequently due to their various beneficial properties to the environment. Among them, return the infiltration capacity to the soil, allowing the water to return to its natural course, including the improvement in water quality and reducing the impact of the urban heat island effects. In addition, with the increasing urbanization, the amount of waste from civil construction increased, starting to be reused as aggregates, avoiding the increase of waste and the depletion of natural resources. However, permeable pavements face problems due to clogging process, in which their pores become clogged, reducing their drainage potential, which reduces the effectiveness of its hydraulic properties. To avoid this problem, this research aims to analyze the infiltration of a pervious concrete experimental section with the use of concrete aggregates over the time and to evaluate different maintenance methods found in the bibliography in order to determine which one is more effective to maximize the useful life of the pavement. As a result, a better effectiveness of the suction and high-pressure water followed by suction methods was attested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConcreto permeávelpt_BR
dc.subjectPervious concreteen
dc.subjectAgregados para construção civilpt_BR
dc.subjectRecycled concrete aggregateen
dc.subjectInfiltraçãopt_BR
dc.subjectExperimental pavementen
dc.subjectCloggingen
dc.subjectMaintenanceen
dc.titleAvaliação da colmatação de um trecho experimental de concreto permeável produzido com agregados reciclados de concretopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129546pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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