O percurso individual de estudantes de inglês na escola privada : um diálogo entre aprendizagem e bagagem de vida
Fecha
2023Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Embora regulamentado como parte do currículo obrigatório da educação básica no Brasil, o ensino de inglês ainda se constitui um desafio em alguns contextos em que se insere. Seja na escola pública ou privada, a abordagem pedagógica para o ensino das línguas adicionais (LAs) acontece por caminhos variados a partir da escolha das instituições de ensino, juntamente às diretrizes maiores, as governamentais. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo principal investigar quais fatores contri ...
Embora regulamentado como parte do currículo obrigatório da educação básica no Brasil, o ensino de inglês ainda se constitui um desafio em alguns contextos em que se insere. Seja na escola pública ou privada, a abordagem pedagógica para o ensino das línguas adicionais (LAs) acontece por caminhos variados a partir da escolha das instituições de ensino, juntamente às diretrizes maiores, as governamentais. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo principal investigar quais fatores contribuem ou dificultam o aprendizado de inglês como LA em uma escola privada. Ainda, pretende-se entender como os participantes do estudo percebem sua relação com a língua inglesa e como essas variáveis afetam suas trajetórias de aprendizagem, bem como a sua aula de língua enquanto componente curricular do currículo do Ensino Médio. Com o objetivo de compreender melhor as variáveis presentes no modo como os estudantes da escola aprendem a LA, doze estudantes foram entrevistados e questionados sobre seus percursos individuais de aprendizagem, organização familiar e situação socioeconômica. A partir do conceito de capital cultural cunhado por Bourdieu (1979), foram estabelecidas relações entre o inglês como bem simbólico e as experiências culturais e de vida dos participantes, buscando entender até que ponto essas questões se relacionavam ou não. No referencial teórico que embasa este trabalho, também foram problematizadas a relação da classe social e dos processos de racialização dos sujeitos enquanto aprendizes de uma LA de prestígio. As entrevistas semiestruturadas foram divididas em quatro blocos de perguntas com diferentes propósitos e aconteceram no segundo semestre de 2022. Da análise dos dados, foi possível perceber como fatores de dentro e fora da sala de aula têm impactado o aprendizado dos participantes do estudo, além de pontos em comum que explicam tanto as possibilidades quanto as dificuldades que vêm encontrando em sua trajetória aprendendo inglês. Por fim, os jovens também foram instigados a sugerirem caminhos que pudessem alavancar seu aprendizado nas aulas de inglês a fim de avançarem nos conteúdos propostos, não apenas com vistas para seu próprio rendimento, mas trazendo sugestões coletivas para serem implementadas na escola onde os dados foram gerados. Nos resultados, são apontados e discutidos os papeis das questões individuais (raça, estrutura familiar, capital cultural e relação com a LA) e coletivas do ambiente escolar (proposta pedagógica, currículo, metodologia e avaliação) no aprendizado dos participantes. Contrariamente a uma visão hegemônica da língua inglesa, advoga-se nesta dissertação o ensino dessa língua sob uma perspectiva decolonial, procurando desierarquizar sua relação com outras línguas e romper com a noção de que somente falantes provenientes de países de língua inglesa do norte global detêm a propriedade desse idioma (PARDO, 2019). ...
Abstract
Even though it has been regulated as part of the mandatory curriculum of the Brazilian educational system, English teaching still faces challenges depending on the context in which it appears. Either at the public or private school, the pedagogical approach regarding the additional languages (ALs) teaching goes different ways starting from the choice of each teaching institution, along with governmental guidelines and action plans. Within this context, this thesis aims primarily to investigate ...
Even though it has been regulated as part of the mandatory curriculum of the Brazilian educational system, English teaching still faces challenges depending on the context in which it appears. Either at the public or private school, the pedagogical approach regarding the additional languages (ALs) teaching goes different ways starting from the choice of each teaching institution, along with governmental guidelines and action plans. Within this context, this thesis aims primarily to investigate the factors which make learning English as an AL easier or more difficult at a private school. Still, it intends to understand how the participants of this study see their relationship with the language and how these variables affect their learning path, as well as their attitude towards English classes in the High School curriculum. As an attempt to better understand the factors involved in this process, twelve students were interviewed and questioned about their own language learning journey, family structure and socioeconomic condition. Based on the concept of cultural capital conceived by Bourdieu (1979), connections were established between English being a symbolic good and life and cultural experiences of the participants, seeking to comprehend to what extent these issues were inter related or not. In the theoretical background that underlies in this work, the relationship between the social classes and the races of those who learn a prestigious AL was also critically analyzed. The semi structured interviews were divided into four blocks of questions with different purposes and took place in the second semester of 2022. From the data analysis, it was possible to see the inner and outer class factors that have impacted the participants’ English learning at school, in addition to the possibilities and the difficulties associated with their individual learning processes. In the end, the students were also asked to contribute with new possibilities to enhance their language learning at school, suggesting effective changes not only regarding their own progress, but also their peers’. In the results section, the role of individual matters (race, family structure, cultural capital and relationship with the AL) as well as the collective ones at school (pedagogical approaches, curriculum, teacher methodology and assessment) were pointed out and discussed. Contrarily to a hegemonic teaching and learning view of the English language, this thesis defends it should be taught through a decolonial perspective, aiming to reduce the hierarchization of its relation in comparison to other languages, breaking with the notion that only English speakers from the global north own it (PARDO, 2019). ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2878)Letras (1771)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License