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dc.contributor.authorSilveira, Katia Simone da Silvapt_BR
dc.contributor.authorZappe, Jana Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Samara Silva dospt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T03:30:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-8220pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259640pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to compare failure and expulsion from the school and expectations about the future in two groups of adolescents - students and law-offenders. Participants were 146 adolescents (73 students from public schools and 73 law-offenders) aged between 12 and 21 years (M=16.53, SD=1.56). Participants answered the Brazilian Youth Questionnaire, which assesses risk and protective factors for development. The data were analyzed through the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), and descriptive and inferential analyses were performed. Results showed that the law-offender adolescents had lower education levels, experienced more school failure and expulsion, and had lower expectations regarding study and work. It is concluded that the school setting is an important environment for promoting healthy development during adolescence, being a crucial context for preventive and coping actions related to juvenile offense. Access and permanence of adolescents in school, as well as the establishment and maintenance of positive expectations for educational and professional future should be encouraged.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 2 (set./dez. 2020), e14907, 16 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectLife projecten
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.titleExpectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandospt_BR
dc.title.alternativeExpectations about future : failure and expulsion from school in adolescent students and law-offenderen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168478pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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