Mostrar el registro sencillo del ítem
Si vis me flere. Emoções pelo espelho
dc.contributor.author | Falletti, Clelia | pt_BR |
dc.contributor.author | Geremia, Débora | pt_BR |
dc.contributor.author | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T03:32:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2660 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259504 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto aborda a questão do trabalho do ator por intermédio de elementos das neurociências e da filosofia. Apresenta-se textos de Horácio nos quais haveriam indicações aos atores e oradores. Trama-se tais pressupostos com textos de Diderot e Copeau para fazer emergir compreensões sobre as emoções e as tarefas mais racionais do trabalho do ator. Apresenta-se o conceito de mecanismo espelho para mostrar como os neurônios espelho do cérebro são responsáveis por ações em cadeia no sistema nervoso. Compara-se tais mecanismos ao trabalho do ator. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper addresses the issue of the actor's work with the aidof elements from neurosciences and philosophy. It presents texts by Horace in which he gives indications to actors and speakers. Suchassumptions are elaborated with texts by Diderot and Copeau in orderto raise comprehensions about the emotions and more rational tasks ofthe actor's work. It presents the concept of mirror mechanism to showhow mirror neurons in the brain are responsible for chain actions inthe nervous system. It compares those mechanisms with the actor'swork. | en |
dc.description.abstract | Ce texte aborde la question du travail de l'acteur dans la perspective des neurosciences et de la philosophie. Il s'appuie sur des textes d'Horace contenant des indications aux acteurs et orateurs. Ces présupposés sont ensuite croisés avec des textes de Diderot et de Copeau pour faire émerger une réflexion sur les émotions et sur les tâches les plus rationnelles du travail de l'acteur. Présentant le concept de mécanisme-miroir, l'auteur montre comment les neurones miroir du cerveau sont responsables des actions en chaine qui se produisent dans le système nerveux. Enfin, il propose de mettre ces mécanismes au profit d'une analyse sur le travail de l'acteur. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 286-300 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Actor | en |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Theatre | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Neurosciences | en |
dc.subject | Mirror mechanism | en |
dc.subject | Presence | en |
dc.title | Si vis me flere. Emoções pelo espelho | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000835834 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)