Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFalletti, Cleliapt_BR
dc.contributor.authorGeremia, Déborapt_BR
dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T03:32:18Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259504pt_BR
dc.description.abstractEste texto aborda a questão do trabalho do ator por intermédio de elementos das neurociências e da filosofia. Apresenta-se textos de Horácio nos quais haveriam indicações aos atores e oradores. Trama-se tais pressupostos com textos de Diderot e Copeau para fazer emergir compreensões sobre as emoções e as tarefas mais racionais do trabalho do ator. Apresenta-se o conceito de mecanismo espelho para mostrar como os neurônios espelho do cérebro são responsáveis por ações em cadeia no sistema nervoso. Compara-se tais mecanismos ao trabalho do ator.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the issue of the actor's work with the aidof elements from neurosciences and philosophy. It presents texts by Horace in which he gives indications to actors and speakers. Suchassumptions are elaborated with texts by Diderot and Copeau in orderto raise comprehensions about the emotions and more rational tasks ofthe actor's work. It presents the concept of mirror mechanism to showhow mirror neurons in the brain are responsible for chain actions inthe nervous system. It compares those mechanisms with the actor'swork.en
dc.description.abstractCe texte aborde la question du travail de l'acteur dans la perspective des neurosciences et de la philosophie. Il s'appuie sur des textes d'Horace contenant des indications aux acteurs et orateurs. Ces présupposés sont ensuite croisés avec des textes de Diderot et de Copeau pour faire émerger une réflexion sur les émotions et sur les tâches les plus rationnelles du travail de l'acteur. Présentant le concept de mécanisme-miroir, l'auteur montre comment les neurones miroir du cerveau sont responsables des actions en chaine qui se produisent dans le système nerveux. Enfin, il propose de mettre ces mécanismes au profit d'une analyse sur le travail de l'acteur.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 286-300pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActoren
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTheatreen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectNeurosciencesen
dc.subjectMirror mechanismen
dc.subjectPresenceen
dc.titleSi vis me flere. Emoções pelo espelhopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000835834pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem