Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa resgata e analisa as representações construídas sobre a merendeira, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciam, um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir e o reconhecimento socialmente produzido sobre esse sujeito no espaço escolar. O objetivo geral é demonstrar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública, a partir da análise de suas ações cotidianas após 17 anos d ...
Esta pesquisa resgata e analisa as representações construídas sobre a merendeira, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciam, um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir e o reconhecimento socialmente produzido sobre esse sujeito no espaço escolar. O objetivo geral é demonstrar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública, a partir da análise de suas ações cotidianas após 17 anos de atuação em duas escolas. Os objetivos específicos são: analisar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública; resgatar as memórias e dar visibilidade ao serviço de uma merendeira na escola pública; descrever as ações cotidianas, afetos e desafios por meio das atividades e manifestações de estudantes e professores/as. Analisa-se o processo de trabalho dessa trabalhadora, no período histórico de 2005 a 2022. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, é capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Para relembrar o tempo de serviço e a vivência como merendeira, foi realizado um levantamento entre alunos e professores para avaliar como a merendeira é lembrada e valorizada dentro de uma escola e o resultado trouxe ótimas lembranças. Os dados foram produzidos a partir do diário da merendeira e pesquisadora, que fez o resgate das suas memórias, ao longo dos seus 17 anos de trabalho. Os registros afetivos apontam que merendeira escolar tem experiências significativas, transformando seu espaço de trabalho em um verdadeiro espaço educativo. A merendeira, no caso analisado, é a pessoa mais adorada na escola, pois não é só a tia da merenda, é um pouco mãe, um pouco vó, um pouco enfermeira e um pouco professora. Como consideração final, aponto a necessidade de dar visibilidade a função de uma merendeira no espaço escolar, bem como, as transformações que o trabalho da merendeira vem sofrendo década após década e como envolver a cozinha, a merendeira e uma horta escolar nas aulas de geografia. ...
Abstract
This research retrieves and analyzes the representations constructed about the cook, in order to understand the meanings, meanings and relationships that show a political, social and cultural place within the school and Brazilian society, as well as to discuss and the socially produced recognition about this subject in the school space. The general objective is to demonstrate the importance of a lunch lady in the school space of a public school, based on the analysis of her daily actions after ...
This research retrieves and analyzes the representations constructed about the cook, in order to understand the meanings, meanings and relationships that show a political, social and cultural place within the school and Brazilian society, as well as to discuss and the socially produced recognition about this subject in the school space. The general objective is to demonstrate the importance of a lunch lady in the school space of a public school, based on the analysis of her daily actions after 17 years of work in two schools. The specific objectives are: to analyze the importance of a lunch lady in the school space of a public school; rescue the memories and give visibility to the service of a lunch lady in the public school; describe everyday actions, affections and challenges through activities and manifestations of students and teachers. This worker's work process is analyzed in the historical period from 2005 to 2022. In addition to being responsible for offering well-prepared meals with no health risks, she is trained to become an excellent food educator, along with the school's teachers. To remember the service time and experience as a cook, a survey was carried out among students and teachers to assess how the cook is remembered and valued within a school and the result brought great memories. The data were produced from the diary of the cook and researcher, who rescued her memories over her 17 years of work. The affective records indicate that the school lunch lady has significant experiences, transforming her workspace into a true educational space. The lunch lady, in the analyzed case, is the most adored person at the school, as she is not only the lunch aunt, she is a bit mother, a bit grandma, a bit nurse and a bit teacher. As a final consideration, I point out the need to give visibility to the function of a lunch lady in the school space, as well as the transformations that the lunch lady’s work has been undergoing decade after decade and how to involve the kitchen, the lunch lady and a school vegetable garden in geography classes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Geografia – Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License