O ensino de Geografia no contexto da educação inclusiva
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Aline de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruschel, Débora | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T03:30:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259458 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que, atualmente, a inclusão é uma das questões centrais nas discussões sociais, acadêmicas e políticas e reconhece-se a relevância do papel exercido pelo professor para alcançar as mudanças esperadas nesse processo de ensino inclusivo e, por isso precisa ser qualificado e capacitado para saber lidar com os diferentes grupos de alunos. Muitas são as legislações que regem a questão da educação e a inclusão, no seu sentido amplo, mas a dificuldade está em fazer com que toda a engrenagem funcione sistematicamente e que os objetos do ensino-aprendizagem sejam alcançados. O objetivo principal do trabalho foi identificar os desafios e as potencialidades do professor de Geografia na prática da educação inclusiva na Educação Básica. Como objetivos específicos, destacaram-se: a) analisar a prática da educação inclusiva no contexto das políticas públicas educacionais brasileiras; b) compreender a inserção das práticas de educação inclusiva na Base Nacional Comum Curricular e nos currículos de Geografia para a Educação Básica; c) investigar a prática do professor de Geografia no desenvolvimento e na aplicação da educação inclusiva no cotidiano escolar. Na pesquisa, foi utilizada a metodologia de cunho qualitativo, onde o pesquisador buscou informações e dados bibliográficos, artigos, e documentos relacionados ao tema de pesquisa, e também, de uma abordagem qualitativa, em que se recorreu a entrevistas que foram propostas a professoras de Geografia e a uma profissional de Atendimento Educacional Especializado – AEE, que atuam em escolas da Educação Básica do município de Cerro Largo/RS. Conclui-se que é uma temática desafiadora e cada vez mais emergente. Percebeu-se a necessidade de uma melhor compreensão do que é, efetivamente, um processo de inclusão escolar. Entendemos que todos os estudantes têm condições de aprender, mas precisamos conhecer e respeitar tempos, ritmos e formas de aprendizagem e as especificidades de cada indivíduo. Nesse sentido, enfatiza-se a importância de uma formação continuada que conscientize gestores, docentes e demais profissionais da educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | It is known that, nowadays, inclusion is one of the central issues in social, academic and political discussions and the relevance of the teacher's role play is recognized in order to achieve the expected changes in this process of inclusive teaching and, therefore, it needs to be qualified and trained to know how to deal with different groups of students. There are many laws that govern the issue of education and inclusion, but the difficulty in making the whole gear work systematically and that the teachinglearning objects are achieved. The main goal of the work was to identify the challenges and potentialities of the Geography teacher in the practice of inclusive education in Basic Education. As specific goals, stood out: a) analyze the practice of inclusive education in the context of Brazilian educational public policies; b) understand the insertion of inclusive education practices in the National Common Curricular Base and in the Geography subject for Basic Education; c) investigate the practice of the Geography teacher in the development and application of inclusive education in everyday school life. In the research, a qualitative methodology was used, where the researcher sought information and bibliographic data, articles, and documents related to the research topic, and also, a qualitative approach, in which interviews were proposed to Geography teachers and the Specialized Educational Service professional who work in Basic Education schools in Cerro Largo/RS. It is concluded that it is a challenging and increasingly emerging theme. It was noticed the need for a better understanding of what is, effectively, a process of school inclusion. We understand that all students are able to learn, but we need to know and respect times, rhythms, ways of learning and the specificities of each student. In this sense, emphasis is placed on the importance of continuing education that raises the awareness of managers, teachers and other education professionals. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Geografia : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Professor : Formação | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | O ensino de Geografia no contexto da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171883 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License