Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliveira, Guilherme Garcia dept_BR
dc.contributor.authorAntunes, Lucila Cesconpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T03:28:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259432pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, as novas tecnologias fazem parte da vida dos educandos e, se bem usadas, são um importante recurso pedagógico na educação de alunos do ensino fundamental e médio. No ensino de geografia, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como as geotecnologias, são ferramentas essenciais a serem usadas pelos professores, que podem trazer resultados satisfatórios para a construção do pensamento geográfico. O presente trabalho, realizado em escolas públicas do município de Sarandi (RS), buscou descobrir se esses recursos são usados nas aulas de Geografia, se os professores da disciplina de Geografia estão preparados para utilizá-los como recurso pedagógico em suas aulas e, por fim, a visão dos alunos a respeito do uso destas tecnologias em sala de aula. Para tanto, foram utilizadas técnicas de observação de campo e entrevistas na forma de questionários distintos, através das quais se obteve um panorama das escolas de Sarandi (RS) quanto aos recursos tecnológicos nelas existentes e ao uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático. Por meio da observação e entrevistas com a equipe diretiva, verificou-se que as três escolas estão bem equipadas de recursos tecnológicos e que estes estão sendo amplamente usados na maioria das escolas pesquisadas. Mesmo com tantos avanços na inserção das TIC na educação, desafios ainda são encontrados pelos docentes e estão associados à falta de formação específica para o uso correto destes recursos. Como resultado desta pesquisa, na visão dos docentes da disciplina de geografia e a opinião dos alunos entrevistados, as mídias tecnológicas, bem como as geotecnologias, são excelentes fontes agregadoras de conhecimento, uma vez que tornam as aulas mais dinâmicas, despertam o interesse dos alunos e desta forma contribuem para o aprendizado. Sugere-se que outros trabalhos como este possam ser estendidos às demais escolas do município, incluindo a rede privada de ensino, para se ter um conhecimento mais abrangente sobre as TIC na educação de Sarandi (RS).pt_BR
dc.description.abstractCurrently, new technologies are part of students' lives and, if well used, are an important pedagogical resource in the education of elementary and high school students. In geography teaching, the use of Information and Communication Technologies (ICT), as well as geotechnologies, are essential tools to be used by teachers, which can bring satisfactory results for the construction of geographic thinking. The present work, carried out in public schools in the municipality of Sarandi (RS), sought to discover whether these resources are used in Geography classes, whether Geography teachers are prepared to use them as a pedagogical resource in their classes and, therefore, Finally, the students' view regarding the use of these technologies in the classroom. For that, field observation techniques and interviews were used in the form of different questionnaires, through which an overview of schools in Sarandi (RS) was obtained regarding the technological resources existing in them and the use of information and communication technologies as a didactic resource. Through observation and interviews with the management team, it was verified that the three schools are well equipped with technological resources and that these are being widely used in most of the schools surveyed. Even with so many advances in the insertion of ICT in education, challenges are still encountered by teachers and are associated with the lack of specific training for the correct use of these resources. As a result of this research, in the view of teachers of the discipline of geography and the opinion of the students interviewed, technological media, as well as geotechnologies, are excellent sources of aggregating knowledge, since they make classes more dynamic, arouse students' interest and in this way contribute to learning. It is suggested that other works like this one can be extended to other schools in the municipality, including the private teaching network, in order to have a more comprehensive knowledge about ICT in education in Sarandi (RS).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew technologiesen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectSarandi (RS)pt_BR
dc.subjectGeotechnologiesen
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação na geografia escolar de Sarandi (RS) : realidades e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172080pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem