Investigação sobre a existência e as formas de abordagem das questões sociocientíficas com enfoque na educação CTSA pelos docentes em ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da disciplina de Química. A proposta foi investigar se existia e de que forma era realizada a abordagem das QSC no contexto de uma educação que explicita relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente, a Educação CTSA, pelos docentes de Ciências da Natureza nas escolas d ...
A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da disciplina de Química. A proposta foi investigar se existia e de que forma era realizada a abordagem das QSC no contexto de uma educação que explicita relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente, a Educação CTSA, pelos docentes de Ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul, visto que este enfoque de abordagem das Ciências da Natureza tem sido considerado um caminho pedagógico para melhor desenvolver a formação de cidadãos. O objetivo geral deste estudo foi analisar se a formação docente dos professores de Ciências da Natureza permitia que estes propusessem suas aulas, utilizando a abordagem das QSC com enfoque na educação CTSA, tendo então como objetivos específicos, averiguar a existência ou não do conhecimento, por parte dos professores de Ciências da Natureza, sobre o que é e trata as QSC com enfoque na Educação CTSA; constatar como o docente se utiliza da abordagem das QSC no ensino de sua disciplina específica, seja ela química, física ou biologia; revelar possíveis limitações que o docente possua em desenvolver e trabalhar QSC na sala de aula e quais seriam estas insuficiências. O caminho percorrido para atingir estes objetivos passou por uma 1ª etapa que serviu para a verificação e identificação de quais métodos e recursos eram empregados nos ambientes de Educação em Ciências da Natureza utilizados pelos docentes. Na 2ª etapa almejou-se que, após a aplicação do questionário da 1ª etapa e posterior análise sobre os dados obtidos, alguns dos docentes tivessem suas opiniões obtidas em entrevistas individuais, a partir de um questionário com questões abertas, estimando assim, identificar e analisar com mais riqueza de detalhes o aprimoramento pessoal do docente e como 3º etapa, já de posse dos dados coletados na 1ª e 2ª etapas, foi realizada então, a triangulação na análise, fazendo-se uso dos autores que foram levantados na Revisão da Literatura da Tese, produzindo os metatextos, a fim de consolidar as conclusões da pesquisa. Com este estudo esperou-se oferecer relevante contribuição no desenvolvimento do ensino das Ciências da Natureza, considerando a educação básica de nível médio, evidenciando aos docentes desta área do conhecimento, que a adoção ou o aperfeiçoamento da abordagem dos conteúdos através de QSC no enfoque da Educação CTSA, não só auxilia como também dá aporte a se alcançar a formação de cidadãos críticos, dotados de habilidade e competência para tomada de decisões responsáveis e de práticas sociais coerentes, visando maior justiça social e sustentabilidade ambiental. Como parte dos resultados deste estudo, teve-se por finalidade responder aos objetivos específicos propostos, podendo-se dizer que os professores demonstraram preocupação em oportunizar e aprimorar competências e habilidades necessárias à formação de um cidadão dotado de senso crítico e argumentativo em seus alunos, constatou-se que ainda existe uma deficiência advinda dos cursos de graduação, em proporcionar aos docentes ferramentas e metodologias que lhes proporcionem abordar as QSC com enfoque na educação CTSA, percebeu-se que a maior parte dos docentes usufrui da abordagem através das QSC para que seus alunos adquiram a habilidade de argumentação e se sintam mais confiantes no decorrer de seu processo de aprendizagem e que seria oportuno estimular uma formação de professores, a fim de que os mesmos sintam-se confortáveis e seguros ao fazer uso das QSC, incentivando também a interdisciplinaridade. E, por fim, de maneira satisfatória, evidenciou-se que as QSC vêm ganhando espaço nas salas de aula, visto que este enfoque de abordagem tem sido considerado um caminho pedagógico para melhor desenvolver a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, além de tornar a aprendizagem das Ciências mais significativa para o discente. Propiciando que este seja capaz de elaborar, avaliar e até reorganizar perspectivas e opiniões que compreendem a ética e a moral sobre uma determinada controvérsia sociocientífica. ...
Abstract
This research was developed as a Doctoral Thesis at the PPgECi of UFRGS, having its origin in concerns, observations and experiences of the researcher, as a teacher in the field of Natural Sciences, specifically in the discipline of Chemistry. The proposal was to investigate whether the SSI approach existed and how it was carried out in the context of an education that makes explicit relationships between Science, Technology, Society, Environment, STSE Education, by teachers of Natural Sciences ...
This research was developed as a Doctoral Thesis at the PPgECi of UFRGS, having its origin in concerns, observations and experiences of the researcher, as a teacher in the field of Natural Sciences, specifically in the discipline of Chemistry. The proposal was to investigate whether the SSI approach existed and how it was carried out in the context of an education that makes explicit relationships between Science, Technology, Society, Environment, STSE Education, by teachers of Natural Sciences in schools of Rio Grande do Sul, since this approach to the Natural Sciences has been considered a pedagogical way to better develop the formation of citizens. The general objective of this study was to analyze whether the teaching training of Natural Sciences teachers allowed them to propose their classes, using the SSI approach with a focus on STSE Education, having then as specific objectives, to verify the existence or not of knowledge, for part of the Natural Sciences teachers, about what the SSI is and deals with a focus on STSE Education; verify how the teachers uses the SSI approach in teaching his specific subject, be it chemistry, physics or biology; reveal possible limitations that the teacher has in developing and working SSI in the classroom and what these shortcomings would be. The path taken to achieve these objectives went through a 1st stage that served to verify and identify which methods and resources were used in the environments of Education in Natural Sciences used by the teachers. In the 2nd stage, it was hoped that, after applying the questionnaire of the 1st stage and subsequent analysis of the data obtained, some of the teachers would have their opinions obtained in individual interviews, based on a questionnaire with open questions, thus estimating, identifying and analyzing with more details the personal improvement of the teachers and as a 3rd stage, already in possession of the data collected in the 1st and 2nd stages, the triangulation in the analysis was then carried out, making use of the authors that were raised in the Literature Review of the Thesis, producing the metatexts, in order to consolidate the research conclusions. With this study, we expected to offer a relevant contribution to the development of the teaching of Natural Sciences, considering basic education at the secondary level, showing teachers in this area of knowledge that the adoption or improvement of the approach to content through SSI in the focus of STSE Education not only helps, but also contributes to achieving the formation of critical citizens, endowed with the ability and competence to make responsible decisions and coherent social practices, aiming at greater social justice and environmental sustainability. As part of the results of this study, the purpose was to respond to the specific objectives proposed, and it can be said that the teachers showed concern in providing opportunities and improving the skills and abilities necessary for the formation of a citizen endowed with a critical and argumentative sense in their students, it was found that there is still a deficiency arising from undergraduate courses, in providing teachers with tools and methodologies that allow them to address the SSI with a focus on STSE Education, it was noticed that most teachers take advantage of the approach through the SSI so that your students acquire the ability to argue and feel more confident during their learning process and that it would be opportune to encourage teacher training, so that they feel comfortable and secure when making use of the SSI, also encouraging the interdisciplinarity. And, finally, in a satisfactory way, it was evidenced that the SSI have been gaining space in the classrooms, since this approach has been considered a pedagogical way to better develop the formation of critical citizens who are aware of their role in society , in addition to making Science learning more meaningful for students. Providing that this is able to elaborate, evaluate and even reorganize perspectives and opinions that understand the ethics and morals about a certain socio-scientific controversy. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
-
Multidisciplinary (2563)
This item is licensed under a Creative Commons License