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dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorMartins, Genoseinia Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:38:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259398pt_BR
dc.description.abstractA literatura aponta que a competitividade de um país depende de sua capacidade de gerar conhecimento técnico-científico e converter esse conhecimento em desenvolvimento econômico e social. A Pós-Graduação tem caráter essencial na formação de recursos humanos e na geração de conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento socioeconômico. No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha importante papel no sentido de viabilizar essa formação de alto nível. As bolsas de estudo concedidas pela CAPES caracterizam uma das principais formas de auxílio à pós-graduação. Nessa perspectiva, a presente investigação, composta por 3 artigos, objetiva-se a investigar dados oriundos de bancos de dados da CAPES, tendo como temática central a política de fomento, em especial a de concessão de bolsas de estudo da Agência, considerando o impacto que essa política tem na formação de recursos humanos. O artigo 1, tem como foco a formação de professores para a educação básica, o artigo 2, foca as assimetrias regionais e em como se dá a distribuição de bolsas entre os Programas de Pós-graduação. Já o artigo 3, foca na possibilidade de redução do tempo de formação de doutores com o incentivo do uso do mecanismo de mudança de nível, além de apresentar a distribuição etária dos alunos no ano de 2011 para as diferentes grandes áreas de avaliação. Os resultados apontaram que, no artigo 1, a maioria de professores de educação básica não recebem o incentivo para fazer o curso de mestrado em educação independentemente da rede de ensino no qual estão vinculados. No Artigo 2, os dados apresentados permitem confirmar a existência de assimetrias em duas regiões que foram escolhidas por representarem aquilo que se denomina como pós-graduação consolidada e pós-graduação em processo de consolidação. Além disso, verificou-se o aumento do número de alunos conforme aumentou a nota do programa de pós-graduação nas áreas mais consolidadas e que há uma tendência mais forte ao incentivo do doutorado conforme aumenta a nota do curso. No artigo 3, verificou-se a tendência observada no artigo 2 de aumento do número de alunos conforme aumenta a nota do curso, sendo este aumento mais pronunciado para o doutorado. Também, é mostrado o perfil etário dos alunos de pós-graduação em que fica evidente a divisão das grandes áreas do conhecimento em 2 grandes grupos: um com perfil mais jovem e outro com alunos com idade igual ou superior a 29 anos. Além disso, foi investigado o uso do mecanismo de mudança de nível pelos programas de pós-graduação no ano de 2011. Esses resultados, em conjunto, possibilitam uma reflexão sobre a possibilidade de ações indutoras na formação de recursos humanos de alto nível.pt_BR
dc.description.abstractThe literature suggests that the competitiveness of a country depends on its ability to produce technical and scientific knowledge and convert this knowledge into economic and social development. The Graduate is essential in the training of human resources and the production of technical and scientific knowledge for the social and economic development. In Brazil, the Coordination of Improvement of Higher Education - CAPES performs an important role in order to enable this high-level training. Scholarships granted by CAPES characterize a major form in assistance to graduate. In this perspective, the present research, composed of 3 articles, aims to investigate data from databases of CAPES having as a central theme the encouraging policy, in particular the granting of scholarships of the Agency, considering the impact that this policy have in the human resources training. The article 1, focuses on teacher training for basic education the article 2 focuses on regional asymmetries and how is the distribution of grants among Graduate Programs. And the article 3 focuses on the possibility of reducing the period of training of doctors with the encouragement of using the mechanism of level change in addition to presenting the age distribution of students in the year 2011 for the different major areas of evaluation. The results showed that according to the article 1 most basic education teachers do not receive the incentive to do the Master's degree in education regardless of the school system in which they are linked. In Article 2, the data presented allow us to confirm the existence of asymmetries in two regions were chosen because they represent what is called as consolidated graduate and graduate in the consolidation process. In addition, there was an increase in the number of students as the grade of the graduate program in the most consolidated increased and that there is a stronger tendency to encourage doctoral as increases the course grade. In Article 3 it was verified the trend observed in Article 2 of increasing the number of students as increases the course grade and this increase was more pronounced for doctorate. Furthermore, it is shown the age profile of graduate students becomes evident that the division of areas of knowledge into 2 groups: one with a younger profile and another with students aged 29 years or more. In addition was investigated the use of the level change mechanism programs in 2011. These results together make possible a reflection on the possibility of actions that induce the training of high-level human resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCAPESen
dc.subjectFormation of human resourcesen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectApoio Financeiropt_BR
dc.subjectGraduate scholarshipsen
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectGraduate fundingen
dc.subjectBasic educationen
dc.titleFormação de recursos humanos de alto nível : (mais) alguns aspectos a considerarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, João Tibúrcio dept_BR
dc.identifier.nrb001171910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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