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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Thaylles Leal dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:34:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259364pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está relacionado sob a ótica da formação docente e a prática pedagógica, apresentando uma análise qualitativa que emerge a partir destes temas e os discursos dos professores de Matemática de todas as esferas administrativas da rede pública de ensino em relação ao emprego da Tecnologia Assistiva na escola e os vínculos consolidados a partir das articulações com a Educação Especial. Nosso referencial vai guiar-se pela Lei Brasileira de Inclusão onde tal assegura o uso da Tecnologia Assistiva como ferramenta ou recurso fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade para estudantes do Ensino Básico, é corroborada pela Política Pública de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva compreendendo que a medida transpassa toda a Educação Básica que garante que alunos com deficiência permaneçam na sala de aula regular. O referencial também irá discorrer sobre formação docente sob a fundamentação teórica de Nóvoa e Imbernón, ambas pertinentes e de grande contribuição para proposta desta pesquisa. Este trabalho, mediante abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin, apresenta as inferências realizadas a partir da categorização das entrevistas feita com os professores. Tal entrevista, foi essencial para a pesquisa qualitativa visando compreender os cenários nos quais os professores de Matemática apresentam-se na escola em relação a concepção da Tecnologia Assistiva e as articulações com a Educação Especial. A pesquisa possibilitou entender como os professores de Matemática em diferentes contextos escolares tomam suas concepções sobre Tecnologia Assistiva. Além disso, o estudo deixou em evidência a falta de projetos/disciplinas sobre Educação Especial na formação acadêmica tanto na graduação quanto em cursos de pós-graduação. Entendemos que trabalhos como este são de valor para o campo pedagógico ao servirem como ponto de discussão e contribuem para o processo de introdução e exploração de (novas) Tecnologias Assistivas na escola e por sua vez, podem corroborar na melhora profícua dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas e de propor reflexões sobre o ensino de matemática e a prática pedagógica. Espera-se, portanto, que este estudo possa vir a contribuir para com professores e futuros professores ao promover uma atitude reflexiva e interessada em compreender os processos de ensino e aprendizagem ao se buscar uma atuação docente mais significativa e afim a uma agenda escolar inovadora e inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is related to the perspective of teacher education and pedagogical practice, presenting a qualitative analysis that emerges from these themes and the discourses of Mathematics teachers from all administrative spheres of the public education network regarding the use of Assistive Technology in schools and the consolidated links resulting from articulations with Special Education. Our framework will be guided by the Brazilian Inclusion Law, which ensures the use of Assistive Technology as a fundamental tool or resource for the inclusion of people with disabilities in society for Basic Education students, and is corroborated by the Public Policy of Special Education in the perspective of Inclusive Education, understanding that the measure transcends all levels of education, guaranteeing that students with disabilities remain in the regular classroom. The framework will also discuss teacher education based on the theoretical foundation of Nóvoa and Imbernón, both relevant and of great contribution to the proposal of this research. This work, based on the methodological approach of Lawrence Bardin's Content Analysis, presents the inferences made from the categorization of interviews conducted with teachers. This interview was essential for the qualitative research aiming to understand the scenarios in which Mathematics teachers present themselves in school regarding the conception of Assistive Technology and the articulations with Special Education. The research made it possible to understand how Mathematics teachers in different school contexts form their conceptions about Assistive Technology. In addition, the study highlighted the lack of projects/courses on Special Education in academic training, both in undergraduate and postgraduate courses. We understand that works like this are valuable to the pedagogical field as they serve as a point of discussion and contribute to the process of introducing and exploring (new) Assistive Technologies in schools, which, in turn, can corroborate the fruitful improvement of teaching and learning processes in schools and propose reflections on the teaching of mathematics and pedagogical practice. Therefore, it is hoped that this study can contribute to teachers and future teachers by promoting a reflective and interested attitude in understanding the teaching and learning processes while seeking a more meaningful and supportive teaching approach aligned with an innovative and inclusive school agenda.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.titleTecnologias assistivas e docência em matemática : tessituras e análises a partir das falas de professores em exercício na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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