How can psychoeducation help in the treatment of mental disorders?
dc.contributor.author | Oliveira, Clarissa Tochetto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Ana Cristina Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T03:32:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-166X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259303 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: The purpose of this study was to introduce psychoeducation as a strategy for building information on mental health, as well as to discuss its potential contribution to the decision ofseeking treatment, treatment adherence, and decrease of mental disorder symptoms.Method For this purpose, a narrative review of the literature was performed. Results Results showed that psychoeducation contributes to the search for treatment by informing individuals that their suffering is the result of a treatable disorder rather than personal characteristics. Subsequently, it contributes to treatment adherence by communicating how it works and what results are expected. This contribution of psychoeducation to treatment adherence seems to reduce the symptoms of the disorder, i.e., the symptoms decrease because the individual is engaged in the treatment. Conclusion We conclude that psychoeducation acts as a “gateway” for seeking treatment and treatment adherence, consequently decreasing symptoms. | en |
dc.description.abstract | Objetivo: O objetivo deste estudo foi introduzir a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental e discutir sua possível contribuição para a decisão de buscar tratamento, adesão ao tratamento e na diminuição de sintomas de transtornos mentais. Método Foi realizada uma revisão narrativa da literatura. Resultados Verificou-se que a psicoeducação contribui para a busca de tratamento ao informar indivíduos que seu sofrimento é resultado de um transtorno que pode ser tratado e não de características pessoais. Posteriormente, contribui para a adesão ao tratamento ao comunicar como o tratamento funciona e quais os resultados esperados. Essa contribuição da psicoeducação para a adesão ao tratamento que parece diminuir os sintomas do transtorno, ou seja, os sintomas diminuem porque o indivíduo se engajou no tratamento. Conclusão Conclui-se que a psicoeducação atua como “porta de entrada” para a busca e adesão ao tratamento e conseqüente diminuição dos sintomas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos de psicologia (Campinas). Vol. 40 (2023), e190183, 14 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Literature review | en |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Mental health | en |
dc.subject | Transtornos mentais : Terapia | pt_BR |
dc.title | How can psychoeducation help in the treatment of mental disorders? | pt_BR |
dc.title.alternative | Como a psicoeducação pode ajudar no tratamento de transtornos mentais? | pt |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001169081 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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