Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVitelli, Celsopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T03:34:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1517-9699pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259281pt_BR
dc.description.abstractEste texto analisa personagens de dois filmes: Shame (2012), de Steve McQueen e Gran Torino (2008), de Clint Eastwood. A escolha desses filmes se deve ao fato de ambos terem como protagonistas personagens homens com diferentes nuances de masculinidades. O foco de análise são as personagens de Michael Fassbender (Brandon), de Shame e de Clint Eastwood (Walt Kowalski), em Gran Torino. Estabeleceu-se como objetivos para o desenvolvimento deste texto pensar através de dois pontos: 1°) Sedução, solidão, vergonha, medo e sexualidade masculina para Brandon. E para o personagem Kowalski: 2°) Heranças de Guerra, solidão, velhice e medo na construção de uma masculinidade viril. Estas questões são pensadas aqui com outras, mais gerais, analisadas com as teorias de autores como Connell, Fabris, Louro, entre outros. Assim, pode-se concluir que os dois protagonistas possuem identidades complexas, eles são circunspectos e respondem aos acontecimentos de suas vidas agindo de forma mais justa ou injusta, porém, com variações de tonalidades movidas por sentimentos como medo ou solidão. Kowalski e Brandon demonstram, ainda, sentimentos de incompletudes nas relações familiarespt_BR
dc.description.abstractThis text analyzes characters from two films: Shame (2012), by Steve McQueen and Gran Torino (2008), by Clint Eastwood. The choice of these films is due to the fact that both have as protagonists male characters with different nuances of masculinities. The focus of analysis is the characters of Michael Fassbender (Brandon), Shame and Clint Eastwood (Walt Kowalski) in Gran Torino. It was established as objectives for the development of this text to think through two points: 1st) Seduction, loneliness, shame, fear and male sexuality for Brandon. And for the character Kowalski: 2°) Inheritances of War, loneliness, old age and fear in the construction of a virile masculinity. These questions are thought here with other, general mis, analyzed with thetheories of authors such as Connell, Fabris, Louro, among others. Thus, it can be concluded that the two protagonists have complex identities, they are circumspect and respond to the events of their lives acting more fairly or unfairly, however, with variations in shades moved by feelings such as fear or loneliness. Kowalski and Brandon also show feelings of incompleteness in family relationshipsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGênero : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Niterói, RJ. Vol. 23, n. 1 (2022), p. 266-286pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMovie theateren
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectMasculinitiesen
dc.subjectSolidãopt_BR
dc.subjectLonelinessen
dc.subjectFearen
dc.subjectMedopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexualityen
dc.titleMasculinidades no cinema em recorte : Brandon & Kowalskipt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001161554pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples