Show simple item record

dc.contributor.authorRosa, Francyelle Viana dapt_BR
dc.contributor.authorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T03:31:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2317-3475pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259228pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a pedagogical project for the 9th grade of a public state school in the state of RS. The project was conceived considering its potential application during the COVID-19 Pandemic, based on a reflection on the teaching of Spanish as an additional language in Brazilian basic education. Drawing on the notion of the Bakhtinian perspective of language (BAKHTIN, 2016) and translanguaging pedagogy (WELP, GARCÍA, 2022), the project approaches the concept of Latin America and the constitution of Latin American identity by Brazilian students. Thus, the tasks were designed to offer subsidies for the understanding of the theme and to mobilize resources from students’ entire linguistic repertoire for the construction of the final product, which involved the biography discourse genre. The article seeks to contribute to the practice of Spanish public teachers concerning the work with the concept of Latin America, and to the learning of Spanish by Brazilian students, speakers of Portuguese, in the sense of developing their Latin American collective identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartof(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 16, n. 33 (2022), p. 302-321pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpanish as an additional languageen
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectTranslanguaging pedagogyen
dc.subjectLatin American identityen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (espanhol)pt_BR
dc.subjectAmérica Latina : Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.titleConhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeGetting to know Latin America : a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168664pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record