Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como u ...
O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como utilizar o conto (Épico de Sundiata) mantendo a oralidade e respeitando as particularidades. ...
Abstract
The present work analyses the ways in which the African traditional oral tales (of Mali) may be used, in its fullness, in the classroom to teach the history of Mali. As such, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in traditional African systems. At the same time, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in modern classrooms. We analyzed the Sundiata Epic seeking to understand the knowledge it transmits. At last, we have ...
The present work analyses the ways in which the African traditional oral tales (of Mali) may be used, in its fullness, in the classroom to teach the history of Mali. As such, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in traditional African systems. At the same time, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in modern classrooms. We analyzed the Sundiata Epic seeking to understand the knowledge it transmits. At last, we have searched to make a proposal on ways to utilize the tale (Epic of Sundiata) maintaining it’s oral aspect as well as respecting its particularities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (777)
Este item está licenciado na Creative Commons License