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dc.contributor.advisorDullo, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Nathalia Aline Lemos dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T03:30:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259208pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar os cuidados e as emoções no campo da educação e nas relações escolares com crianças. O processo de pesquisa se deu pelos métodos de observação participante de alunos da Educação Infantil (Nível B) e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), com faixa etária entre 5 à 10 anos de idade, e registros etnográficos em diário de campo. A experiência de campo ocorreu em uma escola particular localizada no centro de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os principais resultados da pesquisa apontam que: a) há uma dinâmica relacional e emocional atrelada ao gerenciamento dos alunos; b) a organização dessa dinâmica ocorre por dois principais modos: por um perfil de monitoramento atrelado a esfera normativa do cuidado e por um perfil de monitoramento atrelado ao vínculo empático e afetivo entre monitor e aluno; c) as relações promovidas pela instituição escolar tem como objetivo investigar um saber íntimo e contextualizado das emoções, percepções e vivências dos alunos; d) a partir dos resultados obtidos pela análise "micropolítica das emoções" dos alunos, tem-se uma troca na "gramática emocional" dos discursos da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze care and emotions in the field of education and in school relationships with children. The research process was carried out using methods of participant observation of students from Early Childhood Education (Level B) and Elementary School (Early Years), aged between 5 and 10 years old, and ethnographic records in a field diary. The field experience took place in a private school located in the center of metropolitan city in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The main results of research indicate that: a) there is a relational and emotional dynamic linked to the management of students; b) the organization of this dynamic occurs in two main ways: through a profile of monitoring linked to the normative sphere of care and a monitoring profile linked to the empathetic and affective bond between monitor and student; c) the relations promoted by the school institution aim to investigate an intimate and contextualized knowledge of the emotion, perceptions and experiences of the students; d) from the results obtained by the micropolitical analysis of the students’ emotions, there there is an exchange in the emotional grammar in the school’s speeches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnthropology of educationen
dc.subjectAntropologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectMicropolitics of emotionsen
dc.subjectCareen
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.titleCuidado e emoções na educação : uma etnografia das relações escolares com criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171278pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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