Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCiulla, Alenapt_BR
dc.contributor.authorEinsfeld, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T03:27:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259187pt_BR
dc.description.abstractBuscar amparar o ensino de língua portuguesa no esteio teórico de Émile Benveniste é deparar-se com a ausência de práticas de ensino-aprendizagem sob seus pressupostos. Uma simples revisão bibliográfica veio a embasar essa percepção e nos apontou, ainda, que as aproximações entre o ensino de língua portuguesa e as reflexões teóricas desse linguista restringem-se a discussões teóricas que prospectam possíveis contribuições, ou à constituição de um aparato analítico dos discursos produzidos em abordagens educacionais. Diante dessa lacuna, propomos produzir uma sequência didática sob os pressupostos teóricos de Benveniste para o desenvolvimento de habilidades discursivas de escrita ao ensinar o gênero artigo de opinião. Para a realização deste objetivo construímos a fundamentação teórica a partir das reflexões benvenistianas. Num segundo momento, ao aprofundarmos nos meandros da estratégia de ensino sequência didática, tal qual idealizada por Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004), identificamos a ausência de uma orientação de como circunscrever os critérios avaliativos para a sugerida avaliação formativa. O que nos desafiou a produzir tais critérios, igualmente fundamentados nas reflexões benvenistianas. Dessa forma, a sequência didática produzida sob os pressupostos teóricos de Émile Benveniste incluí os respectivos critérios para a realização da avaliação formativa. Esperamos com este estudo contribuir com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa ao oferecer esse instrumento didático estabelecido sob os pressupostos teóricos de Benveniste.pt_BR
dc.description.abstractSeeking to support the teaching of the Portuguese language based on the theoretical perspective of Émile Benveniste is to face the absence of teaching-learning practices based on its assumptions. This perception was based on a simple literature review and also, highlighted that the relations between the teaching of Portuguese language and this linguist theoretical reflections are restricted to theoretical discussions that prospect possible contributions, or to the constitution of an discourse analysis apparatus produced in educational approaches. Given this gap, this study proposes a didactic sequence under Benveniste’s theoretical assumptions for the development of discursive writing skills for teaching the opinion article genre. In order to achieve this goal, the theoretical foundation was based on Benveniste's reflections. In a second stage, this study deepens in the intricacies of the didactic sequence teaching strategy, as idealized by Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004), it was identified the absence of a guideline of how to circumscribe the evaluation criteria for the suggested formative evaluation. The challenge was to produce such criteria, also based on Benveniste’s criteria. Thus, the didactic sequence produced under the theoretical assumptions of Émile Benveniste includes the respective criterias to make the formative evaluation. The result of this study is expected to contribute to the teaching and learning of Portuguese language by presenting this didactic instrument established under Benveniste’s theoretical assumptions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBenvenisteen
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectTexten
dc.titleSequência didática : um deslocamento aos pressupostos de Benvenistept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171778pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples