Fotografia de natureza em um processo artístico : entre fim poético, arquivo de trabalho e vetor de integração ambiental
Fecha
2023Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este texto discorre e reflete sobre uma poética pessoal constituída de arquivos fotográficos e imersões na natureza. O conceito de imersão propicia um mergulho nas vivências, nas memórias e nos arquivos, intercalando esses momentos no texto e extraindo poéticas de cada passo. A fotografia permeia o trabalho, dialeticamente, a imagem fotográfica gera o texto e por ele é gerada. A pesquisa busca trazer o observador à participação na natureza, através de proposições, textos e imagens. Os trabalhos ...
Este texto discorre e reflete sobre uma poética pessoal constituída de arquivos fotográficos e imersões na natureza. O conceito de imersão propicia um mergulho nas vivências, nas memórias e nos arquivos, intercalando esses momentos no texto e extraindo poéticas de cada passo. A fotografia permeia o trabalho, dialeticamente, a imagem fotográfica gera o texto e por ele é gerada. A pesquisa busca trazer o observador à participação na natureza, através de proposições, textos e imagens. Os trabalhos apresentados emergem de reflexões sobre a transição da fotografia analógica para a fotografia digital, assim como do tempo dedicado à natureza aos momentos no ateliê, amalgamando este tempo em retornos a passados possíveis e futuros prováveis. Importantes referências são Ernst Haas, Manuel da Costa, Richard Long e Alan Kaprow. ...
Abstract
This text discusses and reflects on a personal poetics composed of photographic archives and immersions in nature. The concept of immersion provides a dive into experiences, memories, and archives, interspersing these moments in the text and extracting poetics from each step. Photography permeates the work, dialectically, the photographic image generates the text and is generated by it. The research aims to bring the observer to participate in nature, through propositions, texts, and images. Th ...
This text discusses and reflects on a personal poetics composed of photographic archives and immersions in nature. The concept of immersion provides a dive into experiences, memories, and archives, interspersing these moments in the text and extracting poetics from each step. Photography permeates the work, dialectically, the photographic image generates the text and is generated by it. The research aims to bring the observer to participate in nature, through propositions, texts, and images. The works presented emerge from reflections on the transition from analog to digital photography, as well as the time dedicated to nature to moments in the studio, amalgamating this time into returns to possible pasts and probable futures. Important references include Ernst Haas, Manuel da Costa, Richard Long, and Alan Kaprow. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2895)Artes Visuales (476)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License