Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorColombo, Nilza Cristina Taborda de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259179pt_BR
dc.description.abstractO tema desta pesquisa é a experiência nos espaços museais a partir da ativação do espaço suprassensorial em duas instituições museais dedicadas à arte contemporânea: a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. O espaço suprassensorial pode ser entendido como aquele que atravessa o corpo, suscitando-o a uma mudança. Pode ser, de igual forma, uma vivência através da afetação do corpo em um determinado lugar. A motivação da investigação é busca pelo entendimento das impressões que a autora teve em seu próprio corpo ao visitar o Instituto Inhotim em 2013. Tendo observado as próprias experiências em visitas a espaços museais distintos, a autora decidiu pesquisar a hipótese de que o corpo possa não ser valorizado em sua plenitude sensorial em função da neutralidade espacial resultante de concepções arquitetônicas que contribuem para ampliar ou reduzir a distância entre o corpo e as obras de arte. O objetivo é estudar as formas de vivência do corpo como ser senciente no espaço museal testando a ativação do espaço suprassensorial em visitas aos dois lugares eleitos. Como metodologia, será aplicado o método qualitativo na linha fenomenológica com aporte teórico em Merleau-Ponty, Martin Heidegger, Gaston Bachelard, entre outros. No primeiro capítulo, a trajetória do conceito de espaço é revisitada desde a Antiguidade até o presente no Ocidente, observando o advento da perspectiva linear e a primazia da visão sobre os demais sentidos e culmina na formulação do conceito de espaço suprassensorial. No segundo capítulo, esse conceito será verificado no espaço intramuros da Fundação Iberê Camargo em um percurso que abrange a vivência desde a chegada na edificação até a imersão nos espaços expositivos. No terceiro capítulo, a verificação do espaço suprassensorial se dará nos espaços extramuros do Instituto Inhotim analisando as relações estabelecidas entre corpo, obra de arte e espaço. Com a união entre a pesquisa e o testemunho dessas vivências da autora em sua abordagem fenomenológica, busca-se aproximar o leitor de uma relação mais efetiva entre corpo, obra de arte e arquitetura.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this research is the experience in museum spaces from the activation of the suprasensory space in two museum institutions dedicated to contemporary art: Iberê Camargo Foundation, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, and Inhotim Institute, in Brumadinho, Minas Gerais. The suprasensory space can be understood as that which crosses the body, provoking it to change. It can also be an experience through the affectation of the body in a certain place. The motivation for the investigation is the search for understanding the impressions that the author had on her own body when visiting Inhotim Institute in 2013. Having observed her own experiences in visits to different museum spaces, the author decided to research the hypothesis that the body may not be valued in its sensory fullness due to the spatial neutrality resulting from architectural conceptions that contribute to expanding or reducing the distance between the body and works of art. The objective is to study the forms of experiencing the body as a sentient being in the museum space, testing the activation of the suprasensory space in visits to the two chosen places. As a methodology, the qualitative method will be applied in the phenomenological line with theoretical support in Merleau-Ponty, Martin Heidegger, Gaston Bachelard, among others. In the first chapter, the trajectory of the concept of space is revisited from Antiquity to the present in the West, noting the advent of linear perspective and the primacy of vision over the other senses, culminating in the formulation of the concept of suprasensory space. In the second chapter, this concept will be verified in the intramural space of Iberê Camargo Foundation in a journey that covers the experience from the arrival in the building to the immersion in the exhibition spaces. In the third chapter, the verification of the suprasensory space will take place in the extramural spaces of Inhotim Institute, analysing the relationships established between body, work of art and space. Joining the research and the testimony of the author’s experiences in her phenomenological approach, we seek to bring the reader closer to a more effective relationship between body, work of art and architecture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseografiapt_BR
dc.subjectSuprasensory spaceen
dc.subjectSentient bodyen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectMuseographyen
dc.subjectArquitetura contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectFundação Iberê Camargopt_BR
dc.subjectInstituto Inhotimpt_BR
dc.subjectContemporary architectureen
dc.titleEspaço suprassensorial : vivências do corpo senciente na Fundação Iberê Camargo e no Instituto Inhotimpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001171619pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples