A prática deliberada na aprendizagem da articulação da flauta transversal : dois estudos de caso com alunos do curso superior em flauta em um instituto estadual em Belém do Pará no estudo do excerto Volière de Camille Saint-Saëns
dc.contributor.advisor | Winter, Leonardo Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Barata, Ayron Yves dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-18T03:52:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259167 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização da prática deliberada no processo de aprendizagem da articulação da flauta transversal no excerto "Volière" de Camille Saint-Saëns. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes de uma Instituição Estadual do curso de Bacharelado em Música (Flauta Transversal) em Belém do Pará, escolhidos por disponibilidade e aceitação. Segundo Ericsson, Krampe & Tesch-Römmer (1993), prática deliberada é "uma atividade altamente estruturada cujo objetivo é melhorar o desempenho. Tarefas específicas são criadas para superar os pontos fracos, e o desempenho é cuidadosamente monitorado para fornecer indícios de como melhorar ainda mais", conceito este, utilizado como ponto de partida para a investigação. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, se processou através coleta de dados das sessões de estudos orientadas pelo pesquisador aos participantes por meio da utilização de diários de estudo e registros audiovisuais, seguido de entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram enviados para avalia-dores externos (dois professores-flautistas com experiência em docência e performance) com objetivo de identificar possíveis progressos no desenvolvimento da arti-culação dos participantes através da prática deliberada. Os avaliadores externos consideraram satisfatório o desenvolvimento da articulação dos participantes através dos exercícios propostos pelo pesquisador, resultando em uma maior clareza, igualdade, fluência e qualidade da articulação. A pesquisa conclui que a prática deliberada é uma das ferramentas a disposição do performer para a aquisição da expertise musical, podendo ser direcionada e elaborada de acordo com a necessidade e propósito didático identificado pelo docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aimed to investigate the use of the deliberate practice in learning flute articulation in the excerpt "Volière" by Camille Saint-Saëns.The research participants were two students from a State Institution of the Bachelor of Music (Flute) course in Belém do Pará, chosen by availability and acceptance. According to Ericsson, Krampe & Tesch-Römmer (1993), deliberate practice is "a highly structured activity, the explicit goal of which is to improve performance. Specific tasks are invented to overcome weaknesses, and performance is carefully monitored to provide cues for ways to improve it further.", a concept used as a starting point for the research. The research methodology, qualitative in nature, was processed through data collection of the study sessions oriented by the researcher to the participants through the use of study diaries and audiovisual records, followed by semi-structured interviews. The researchers sent the data collected to external evaluators (two teacher-flutists with experience in teaching and performance) to identify possible progress in developing the participants' articulation through deliberate practice. The external evaluators considered the development of the participants' articulation satisfactory through the exercises proposed by the researcher, resulting in greater clarity, equality, fluency, and articulation quality. The research concludes that deliberate practice is one of the tools availa-ble to the performer to acquire musical expertise and can be directed and elaborated according to the need and didactic purpose identified by the teacher. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática deliberada | pt_BR |
dc.subject | Deliberate practice | en |
dc.subject | Flauta transversal | pt_BR |
dc.subject | Articulation | en |
dc.subject | Expertise | pt_BR |
dc.subject | Flute | en |
dc.subject | Volière | en |
dc.title | A prática deliberada na aprendizagem da articulação da flauta transversal : dois estudos de caso com alunos do curso superior em flauta em um instituto estadual em Belém do Pará no estudo do excerto Volière de Camille Saint-Saëns | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171590 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Música (414)