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dc.contributor.advisorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.contributor.authorMorais, Tiago Martins dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259162pt_BR
dc.description.abstractEsta tese se apresenta enquanto corpo textual transitório. Híbrida entre o esboço, o rascunho e o ensaio, evidencia uma pesquisa em Educação produzida desde um amálgama de elementos heterogêneos em meio à Literatura, Teoria Literária, Filosofia e Cinema. Trata-se de um educador-pesquisador desaparecido em uma costura polifônica, uma geografia de múltiplas vozes, num exercício de experimentação do pensamento inseparável de um exercício de experimentação escritural. Nesse estado de enunciação, buscamos não dar às costas à linguagem, seus ritmos, suas sinestesias, suas tramas. Enquanto movimento de pesquisa, recorre-se à prática de Paul Valéry de um culto do intelecto, uma aventura intelectual que se erige num uso possível do pensamento desde rigorosa tentativa de viver uma máxima consciência de nossas variações intelectivas excitadas por leituras, escrituras, sons, imagens, sensações, enfim, na coexistência corpoespírito- mundo. Em seu debruçar-se sobre o intelecto, Valéry esteve interessado nas operações do espírito, movediças, oscilantes. O objeto desta investigação são justamente estes sobressaltos, trânsitos, transes, transições que acontecem especificamente em zonas de leitura, escrita e docência. Tais variações interessam à pesquisa em sua força de engendramento do potencialmente diverso no campo educacional e de produção de uma escritura enquanto aporte sustentável para práticas de ensino que queiram escapar do pré-fabricado da Educação e da inércia pedagógica. Tratamos, portanto, de um objeto que está sempre perdendo sua fisionomia, em deformação, figuração, mudança. Desde essas variações intelectivas – como exercício cada vez mais consciente sobre nossas ações de criação em Educação – esboçamos duas noções pedagógicas: uma docência-pensamento e uma poética da deterioração, seres de ficção conceitual que se almejam potências produtoras de modos outros de habitarmos o educativo. O cinema de Andrei Tarkovski e a literatura de Fiódor Dostoiévski são agenciados na composição de um tom e de uma atmosfera escritural.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is presented as a transitional textual body, a hybrid between sketch, draft and essay. The text shows a research in Education produced from an amalgam of heterogeneous elements composed by Literature, Literary Theory, Philosophy and Cinema. It is about an educator-researcher missing in a polyphonic seam, a geography of multiple voices, in an exercise of thought experimentation inseparable from an exercise of scriptural experimentation. In this state of enunciation, we try not to turn our backs on language, its rhythms, its synesthesias, its seams. As a research movement, we ally ourselves to Paul Valéry's practice of a cult of the intellect, an intellectual adventure that builds a possible use of thought from a rigorous attempt to live a maximum awareness of our intellectual variations excited by readings, writings, sounds, images, sensations, in the body-spirit-world coexistence. In his study of the intellect, Valéry was interested in the unstable, oscillating operations of the spirit. The object of this investigation is precisely these upsets, transits, transitions that take place specifically in the areas of reading, writing, and teaching. Such variations interest the research in its force of engendering the potentially diverse in the educational field and also producing a scripture as a sustainable contribution for teaching practices that want to escape from Education's prefabricated and pedagogical inertia. We deal, therefore, with an object that is always losing its physiognomy, in deformation, figuration, change. From these intellectual variations - as an exercise more and more conscious about our creative actions in Education - we outline two pedagogical notions: a teaching-thinking and a poetics of deterioration, beings of conceptual fiction that aim to be productive powers of other ways of inhabiting the educative. Andrei Tarkovski's cinema and Fyodor Dostoevsky's literature are brought together in the composition of a writing tone and atmosphere.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectIntellective variationsen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectPhilosophyen
dc.titleVariações do intelecto em zonas de experimentação docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001170655pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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