Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorEick, Ana Carolina Peixotopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259160pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado da pesquisa sobre a participação dos conceitos "congelar", "derreter" e "quebrar" na metodologia poética empregada para a criação de videoperformances e pinturas produzidas entre 2020 e 2022. É analisada a contribuição destes conceitos para a produção de presença do que se define como corpo performático. A pesquisa busca entender o que é que as ações de congelar, derreter e quebrar representam no processo de criação e execução dos vídeos e pinturas estudados, e de que forma o entendimento desses conceitos se reflete nos trabalhos e move a elaboração dos mesmos. Sendo estes conceitos relacionados ao meu corpo (como ações que o próprio corpo realiza ou que ocorrem sobre ele, afetando-o tanto materialmente como conceitualmente), interrogo: como emergem os conceitos de performance e de presença em minha poética e como se dá o vínculo desses conceitos com as ações de congelar, derreter e quebrar? Busca-se desenvolver esses três conceitos que, ao atravessarem o corpo produzindo o estado de presença, estabelecem metáforas para relações sociais e afetivas em diálogo com outros artistas, autores e obras das artes visuais, literatura e cinema.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research on the concepts "freeze", "melt" and "break", applied in the poetic methodology used to create videoperformances and paintings produced between 2020 and 2022.. The contribution of these concepts to the production of the presence of what is defined as a performative body is analyzed. The research seeks to understand what the actions of freezing, melting, and breaking represent in the process of creating and executing the studied videos and paintings, and how the understanding of these concepts is reflected in the works and drives their elaboration. As these concepts are related to my body (as actions that the body itself performs or that occur on it, affecting it both materially and conceptually), I question: how do the concepts of performance and presence emerge in my poetics and how is the link between these concepts and the actions of freezing, melting, and breaking established? The aim is to develop these three concepts that, by crossing the body and producing the state of presence, establish metaphors for social and affective relationships in dialogue with other artists, authors, and works of visual arts, literature, and cinema.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectVideo : Artept_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPaintingen
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPresenceen
dc.titleCongelar, derreter e quebrar : o estado de presença do corpo em movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171633pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem