Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
dc.contributor.author | Caetano, Maria Raquel | pt_BR |
dc.contributor.author | Peroni, Vera Maria Vidal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-17T03:37:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-799X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259115 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo parte de una investigación que analiza cómo las redefiniciones en el rol del Estado reorganizan las fronteras entre lo público y lo privado, materializándose de las más diversas formas en la educación básica pública y sus modalidades, con profundas implicaciones en el proceso de democratización. de educación. . El Estado sigue siendo responsable del acceso, pero el contenido pedagógico y de gestión de la escuela está cada vez más determinado por instituciones que introducen lógicas mercantilistas y neoconservadoras. En las consideraciones retomamos la idea de disputa de los proyectos societarios en relación. | es |
dc.description.abstract | This article is based on a research that analyzes how the redefinitions in the role of the State reorganize the borders between the public and the private, materializing in the most different ways in public basic education and its modalities, withprofound implications in the process of democratization of education. The State remains responsible for access, but the pedagogical and management content of the school is increasingly determined by institutions that introduce mercantile and neoconservative logic. In the considerations we resume the idea of dispute of societal projects in relation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n. 42 (2022), p. 1-26 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Asociación Público-Privada en Educación | es |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Política educativa | es |
dc.subject | Democratización de la Educación | es |
dc.subject | Public-private partnership in education | en |
dc.subject | Educational policy | en |
dc.subject | Democratization of education | en |
dc.title | Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa | pt_BR |
dc.title.alternative | Relaciones entre lo público y lo privado en la educación brasileña: neoliberalismo y neoconservatorismo - proyectos en disputa | es |
dc.title.alternative | Relations between the public and the private in brazilian education: neoliberalism and neoconservatorism. projects in dispute | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166360 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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