Show simple item record

dc.contributor.authorPeroni, Vera Maria Vidalpt_BR
dc.contributor.authorMendes, Valdelaine da Rosapt_BR
dc.contributor.authorCaetano, Maria Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-17T03:37:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-1371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259097pt_BR
dc.description.abstractAs alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe changes in the relations between the public and the private, especially after the 1990s, result from the adaptations of the role assumed by the State in its relationship with society as a justification for facing the capital crises. With the argument that State intervention must be minimal in social life, the neoliberal project intends, in fact, the expansion of capitalist social relations to all dimensions of existence. In education, this expansion is expressed in the privatization processes, which occur both through the dispute over the public fund and through the interference in the organization of educational policies and in the definition of management actions at the municipal and state levels. In this case, a dispute is established for the content and the execution of the educational proposals. In this article we deal with the relationship between the public and the private in education, based on the analysis of the project for training entrepreneurial subjects defended by business organizations to be inserted in school curricula.en
dc.description.abstractLos cambios en las relaciones entre lo público y lo privado, especialmente a partir de la década de los noventa, son el resultado de las adaptaciones del rol asumido por el Estado en su relación con la sociedad como justificación para enfrentar las crisis de capital. Con el argumento de que la intervención del Estado debe ser mínima en la vida social, el proyecto neoliberal pretende, de hecho, la expansión de las relaciones sociales capitalistas para todas las dimensiones de la existencia. En educación, esta expansión se expresa en los procesos de privatización, que se dan tanto por la disputa por el fondo público como por la injerencia en la organización de las políticas educativas y en la definición de acciones de gestión a nivel municipal y estatal. En este caso, se establece una disputa por el contenido y la ejecución de propuestas educativas. En este artículo abordamos la relación entre lo público y lo privado en la educación, a partir del análisis del proyecto de formación de sujetos emprendedores defendidos por las organizaciones empresariales para su inclusión en los planes de estudio escolares.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de educação (Pelotas). N. 65 (2021); p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicen
dc.subjectRelação público-privadopt_BR
dc.subjectPrivateen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPúblicoes
dc.subjectPrivadoes
dc.subjectEmprendimientoes
dc.subjectEducaciónes
dc.titleO empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurship as a reference in a private educational project for public education in Rio Grande do Sul en
dc.title.alternativeEl emprendimiento como referencia de un proyecto educativo privado para la educación pública en Rio Grande do Sul es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001166364pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record