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dc.contributor.authorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-17T03:36:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1806-4981pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259088pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercício prático de exploração a uma peça publicitária. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformização da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papel de dimensões da acreditabilidade para estudar a comunicação das marcas em RV.pt_BR
dc.description.abstractThis article approaches the advertising communication in immer-sive Virtual Reality (VR). In a theoretical and empirical research, reflections are tensioned and articulated on brands appropriation of VR medium characteristics – based on the phenomenon of believability – to produce communication experi-ences with potential consumers. In addition to theoretical review on advertising and promotional industries, VR and the concept of believability in immersive environments (metaverses, simulators, videogames), the article does a practical exercise to explore an advertising case. Based on qualitative data, the platafor-misation in immersive environments is discussed, as well the role of believability dimensions to study brand communication in VR.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 20, n. 57 (jan./abr. 2023), p. 68-89pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMetaverseen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPromotional industryen
dc.subjectAffordanceen
dc.subjectBrand communicationen
dc.titlePlataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidadept_BR
dc.title.alternativeAdvertising platformisation in virtual reality immersive environments: metaverses, brands and believabilityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001167979pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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