Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMonteiro, Heidi Kalschnept_BR
dc.contributor.authorFialkow, Neypt_BR
dc.contributor.authorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-14T03:29:20Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0103-7412pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259041pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma investigação a respeito da comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução ao vivo de fragmentos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações explícitas desses estados emocionais. Como estímulos, trechos dos Ponteios n. 2, 26, 32, 36 e 38 foram escolhidos para comunicar raiva, calma, alegria, tristeza e medo (receio), respectivamente. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N=73) e estudantes de música universitários (Graduação e Pós-Graduação) (N=77). O método empregado foi auto-relato por escolha forçada. Os resultados indicaram que tanto estudantes universitários como de extensão puderam identificar as emoções básicas durante as coletas, contudo o nível de expertise dos participantes influenciou na comunicação dos estados emocionais e intensidade de percepção. A pesquisa demonstrou que há uma hierarquia de emoções mais percebidas pelos ouvintes. A alegria e a raiva foram mais facilmente reconhecidas, o medo foi menos comunicado, tendo havido dispersão e confusão entre calma, tristeza e medo. Os parâmetros referentes a melodia e andamento foram aqueles que apresentaram maior incidência dentre os estudantes de extensão. No caso dos estudantes universitários, verificou-se uma distribuição mais uniforme entre os parâmetros.pt_BR
dc.description.abstractThe current study investigates the communication of basic emotions (joy, sadness, calm, fear/hesitation and anger) during a live performance of excerpts from Ponteios for piano by Camargo Guarnieri, that are explicitly indicated on the score. As stimuli, excerpts from Ponteios nos. 2, 26, 32, 36 and 38 were chosen to communicate anger, calm, joy, sadness and fear (apprehension), respectively. The sample involved students enrolled in a college theory and ear training extension course (N=73) and university music students (undergraduate and graduate) (N=77). The method employed self-reporting by forcedchoice. The results indicated that both college and extension students were capable of identifying basic emotions during the analysis. However, participant level of expertise influenced emotion communication and perception intensity. The perceived emotions by listeners resulted in a clear hierarchy of perception. Recognition was high for joy and anger; less so for fear. In addition, there was confusion between sadness and fear. In general, emotions with the highest recognition were those with higher degrees of intensity. The parameters of melody and tempo resulted in a higher incidence among extension students. Distribution was more even among all parameters for college students of music.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOpus : revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Porto Alegre. Vol. 21, n.1 (2015); p. 43-68pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmotional communicationen
dc.subjectGuarnieri, Carmargo, 1907-1993 : Análise musical : Ponteiospt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectBasic emotionsen
dc.subjectEmoção (Música)pt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectPercepção musicalpt_BR
dc.subjectExecução musicalpt_BR
dc.titleComunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieript_BR
dc.title.alternativeCommunication of basic emotions in live performances of Guarnieri´s Ponteios en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000998427pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem