O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho de conclusão apresento os dados acerca de uma pesquisa sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na educação. O objetivo é de entender como as docentes estão utilizando as NTIC como recurso de ensino e aprendizagem, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para o estudo utilizei de outros instrumentos e métodos concomitantemente, como a entrevista com um professor de Sociologia do ensino médio de São Leopoldo, o diário de campo e dois ma ...
Neste trabalho de conclusão apresento os dados acerca de uma pesquisa sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na educação. O objetivo é de entender como as docentes estão utilizando as NTIC como recurso de ensino e aprendizagem, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para o estudo utilizei de outros instrumentos e métodos concomitantemente, como a entrevista com um professor de Sociologia do ensino médio de São Leopoldo, o diário de campo e dois mapas da produção acadêmica discente (MPAD). Os MPAD feitos para essa pesquisa são: um sobre as NTIC e outro sobre os blogs na educação. Por fim, compilei os materiais e pesquisas na criação de um blog para auxiliar as docentes a utilizar a tecnologia nas aulas de Sociologia. De algumas reflexões finais destaco que o uso, das tecnologias e dos aparelhos, não deve ser analisado de forma isolada, mas levando em conta a escola, a comunidade, o momento da utilização, a finalidade, dentre outros fatores. Importante destacar, também, que as tecnologias não devem funcionar como forma de dar continuidade ao que já existe no sistema escolar, apenas substituindo, por parte do professor, o quadro pelo slide e, por parte do (a) aluno (a), o caderno pelo dispositivo móvel (celular, tablet, etc.). No que compete as NTIC, atento para a falta de formação continuada no chão da escola, principalmente após o período de aulas remotas, onde os governos, na maioria das vezes, optam por grandes eventos que não dialogam com a realidade escolar causando o sucateamento dos planos de carreira docente e fazendo com que as professoras precisem, além de lidar com os ataques e tópicos mencionados, buscar formações por conta própria no que resta de horário de lazer. A realidade da escola vai determinar como será o processo de inclusão das NTIC em práticas pedagógicas. ...
Abstract
In this research, I present data about the use of information and communication technologies (ICTs) in education. The objective is to understand how the teachers have been utilizing ICTs as a teaching and learning resource, through a qualitative approach case study. For this paper I also used different methods and technics, as interviewing a high school sociology professor from São Leopoldo, a field diary and two student academic production maps, one is about ICTs and the other studies' educati ...
In this research, I present data about the use of information and communication technologies (ICTs) in education. The objective is to understand how the teachers have been utilizing ICTs as a teaching and learning resource, through a qualitative approach case study. For this paper I also used different methods and technics, as interviewing a high school sociology professor from São Leopoldo, a field diary and two student academic production maps, one is about ICTs and the other studies' education blogs. Finally, I built a blog, compiling the materials and research in order to assist teachers to apply the technology in sociology classes. From some final reflections I highlight that the use of Technologies and devices, should not be analyzed isolated, but taking into account the school, community, the occasion and purpose of use, between others. Important to point that Technologies ought not to be used as a way to continue what is being done in the actual school system, just replacing, by the teacher, the board for slides and by the student, the notebook for the mobile device (cell phone, tablet, etc). I draw attention to the lack of continuing education in the school, mainly after remote classes period, when the governments, mostly choose for big events that do not treat the reality inside the school, causing the scrapping of the teacher’s career plans. Making them, not only deal with those topics mentioned, but search for continuing education by their own in their leisure time left. The school reality shall determine how the ICTs inclusion process be in the pedagogical practices. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License