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dc.contributor.advisorVargas, Anderson Zalewskipt_BR
dc.contributor.authorBraga, Júlia Gonçalopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:27:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259005pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe-se a analisar a iconografia de selos cilindros da IIIª Dinastia de Ur (2112 - 2004 AEC). As gravuras dos selos cilindros faziam referência a grupos e indivíduos específicos, portanto carregavam o peso de uma autoridade reconhecida pela sociedade. Hoje os selos atuam como fonte histórica e neles as mulheres, mortais e divinas, foram representadas nos selos com cenas de diferentes contextos. Para a análise foram escolhidos doze selos que estão disponíveis nos sites do Louvre Museum e do British Museum em coleções digitalizadas. Nos sites, foram filtrados os selos que, além de pertencerem ao período em questão, apresentam figuras antropomorfas com características correspondentes ao gênero feminino. Parte significativa da composição destas figuras está na sua indumentária: vestidos, acessórios e penteados. O objetivo deste trabalho é compreender de que forma as mulheres mesopotâmicas se relacionaram com sua vestimenta, portanto a análise dos selos escolhidos foi feita olhando principalmente para a indumentárias das figuras. Para isso usou-se a metodologia proposta por Erwin Panofsky (2007), ela é dividida em três etapas: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconológica.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper intends to analyse the iconography of cylinder seals from the Third Dynasty of Ur (2112 - 2004 BCE). Engravings on cylinder seals referred to specific groups and individuals, therefore they carried the identity of their owners. Nowadays those seals are considered historical sources. On them, women, goddesses or humans, are displayed in scenes of different types. Twelve seals were chosen to be analysed, they are available on the Louvre Museum and British Museum websites and belong to digitised collections. On the websites, the seals were filtered according to their dating as well as the presence of female figures. An important part of the figures’ composition is their garments: clothing, necklaces and bracelets, hairstyles. The main goal of this research is to understand how mesopotamian women related themselves to their clothing. Thus, the analysis was made specially based on the figure’s garments. For the analysis Erwin Panofsky’s (2007) methodology was used. His methodology is divided in three steps: pre-iconographic description, iconographic analysis and iconological interpretation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória antigapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectAncient Near Easten
dc.subjectClothingen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIndumentáriapt_BR
dc.subjectOrientept_BR
dc.titleMulheres em selos : uma análise da indumentária feminina em selos cilindros de Ur III (2112 - 2004 AEC)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPozzer, Katia Maria Paimpt_BR
dc.identifier.nrb001170694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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