Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorJunges, Mágat Nágelopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:27:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259004pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese de Doutorado trata do desenvolvimento longitudinal das vogais do alemão como Língua Adicional por três falantes nativas do português brasileiro. A Tese está pautada na base teórica dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (DE BOT, 2015; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019; VERSPOOR; LOWIE; DE BOT, 2021, dentre outros). A metodologia adotada abrange uma análise acústica-experimental de todas as vogais do sistema vocálico do alemão das informantes, analisadas ao longo de 12 pontos de coleta (em uma janela temporal de um ano), bem como um recorte analítico, dinâmico e estatístico posterior, desenvolvido por meio das análises de pico com simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), e amparado teoricamente em uma abordagem psicoacústica de percepção e produção dos sons (FLEGE, 1995; FLEGE; BOHN, 2021). Os resultados, a partir dos dados estatísticos e linguísticos analisados com as três informantes, apontaram para um sistema vocálico com altos índices de variação intraindividual, que se mostram como precursores de mudanças desenvolvimentais nos sistemas vocálicos das participantes. Nesse sentido, concluímos que todas as aprendizes se mostraram em pleno desenvolvimento vocálico, apresentando diversas mudanças de fases em sua trajetória desenvolvimental; a fim de garantir o estabelecimento das diferentes categorias vocálicas, tais aprendizes apresentaram, sobretudo, alterações de duração (Informante 1), de qualidade vocálica (Informante 3) ou ambas (Informante 2). Independentemente de as participantes estarem abordando prioritariamente um ou outro construto (ou ambos), a tomada de pistas prioritárias outras, que não as tomadas pelos falantes nativos, constitui parte do processo desenvolvimental, frente à necessidade de estabelecer categorias funcionais distintas entre si na nova língua (como exemplo, destacamos o emprego de F2, por parte da Informante 3, como pista acústica prioritária (HOLT; LOTTO, 2006; LEHET, HOLT, 2016) para dar conta de distinções funcionais que seriam estabelecidas a partir do arredondamento na fala nativa). Em termos do Speech Learning Model-(r) (FLEGE, 1995; FLEGE; BOHN, 2021), trata-se de dissimilações entre categorias que não necessariamente remontam o espaço acústico ocupado pelas categorias encontradas no insumo da nova língua. Para além disso, ressaltamos outra constatação importante desta Tese: os dados discutidos reafirmam que, a partir de uma perspectiva de desenvolvimento vocálico à luz da TSDC, todas as categorias vocálicas são relevantes, em termos de acomodação e reacomodação no espaço acústico. Dessa forma, o estudo de todo o espaço acústico mostra-se como fundamental, uma vez que são as relações adaptativas (de assimilação e dissimilação) entre todas as categorias vocálicas do sistema que poderão efetivamente demonstrar as estratégias 8 apresentadas pelos aprendizes brasileiros, em meio à sua caminhada desenvolvimental do alemão como língua adicional.pt_BR
dc.description.abstractIn dieser Doktorarbeit geht es um eine Längsschnittstudie über die deutschen Vokale als Zusatzsprache bei südbrasilianischen Sprecherinnen. Die Studie basiert auf der theoretischen Grundlage der Komplexen und Dynamischen Systemtheorie (CDST) laut de Bot (2015), Lowie und Verspoor (2019), Yu und Lowie (2019), Verspoor, Lowie und de Bot (2021), u.a. Die Methodologie umfasst eine akustische und experimentelle Analyse der Sprachentwicklung bei drei Sprecherinnen im ganzen deutschen Vokalsystem. Dafür wurden zwölf Datenerhebungen im Zeitraum von einem Jahr durchgeführt. Darüber hinaus wurden inferentielle statistische Analysen mittels bestehender Monte-Carlo Simulationen (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011) angewandt. Um den theoretischen Ansatz der Vokale bei allen Probandinnen zu gewährleisten, wurde das psychoakustische Speech-Learning Model (SLM-(r)) (FLEGE, 1995; FLEGE; BOHN, 2021) übernommen. Die Ergebnisse von den statistischen und linguistischen Analysen bei den drei Sprecherinnen zeigten eine hohe intraindividuelle Variation in ihren Vokalsystemen auf. Demnach konnten wir zum Schluss kommen, dass alle Sprecherinnen sowohl vor einer Sprachentwicklungs- als auch einer Sprachveränderungsphase bezüglich des Deutschen stehen. Zur Herstellung unterschiedlicher Vokalkategorien veränderten diese Sprecherinnen die Dauer (Sprecherin 1), die Vokalqualität (Sprecherin 3) oder beide Konstrukte (Sprecherin 2). Unabhängig von dem von jeder Sprecherin behandelten Konstrukt bedeutet dies, von verschiedenen Cue Weightings (HOLT; LOTTO, 2006; LEHET, HOLT, 2016) in der Zielsprache Deutsch auszugehen bzw. nicht unbedingt diejenigen von Deutsch MuttersprachlerInnen zu benutzen. Diese entwickelnde Sprachstrategie zielte darauf ab, unterschiedliche funktionale Kategorien unter den Zielvokalen in der neuen Sprache zu etablieren (z. B. die Verwendung von F2 durch Sprecherin 3 als primäres akustisches Cue, um funktionale Unterscheidungen zu handhaben, die durch F3 in der deutschen Muttersprache etabliert sind). Außerdem bekräftigen wir eins unserer Hauptergebnisse: Aus der Sicht der Vokalentwicklung im Lichte des CDST ist es wichtig, die Entwicklung des gesamten Vokalsystems zu analysieren, da solche Analysen die Akkommodation und Reakkommodation aller Vokalkategorien im akustischen Raum des Deutschen aufzeigen können. In dieser Hinsicht werden weitere Studien zum gesamten akustischen Vokalraum als Schlüsselfaktor betrachtet, zumal es die adaptiven Beziehungen (Assimilation und Dissimilation) unter allen Vokalkategorien im Sprachsystem sind, die effektiv die Strategien brasilianischer DaF SprecherInnen aufweisen können.de
dc.description.abstractThis PhD Dissertation focuses on the longitudinal development of German vowels as an additional language by three female Southern Brazilian speakers. This Dissertation is grounded on the theoretical approach of Complex Dynamic Systems Theory (CDST) (DE BOT, 2015; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019; VERSPOOR; LOWIE; DE BOT, 2021, among others). The methodology covers an acoustic and experimental analyses of the developmental process of the whole German vowel system by the three speakers, throughout twelve data collections in a one-year time span. Furthermore, inferential statistical analyses consisting of Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011) were also applied. In order to provide a theoretical account of the participants’ vowel productions, a psychoacoustic model of L2 speech production and perception was adopted (FLEGE, 1995; FLEGE; BOHN, 2021). The results from the statistical and linguistic analyses with the three speakers showed a high rate of intraindividual variation in their vowel systems. Thus, we can conclude that all speakers are in a stage of vowel development and phase changes in German. In order to establish different vowel categories, those speakers showed changes mostly in duration (Speaker 1), vowel quality (Speaker 3) or in both constructs (Speaker 2). Regardless of the construct approached by each participant, this means assuming different cue weightings (HOLT; LOTTO, 2006; LEHET, HOLT, 2016) in the target language, not necessarily the ones usually used by native German speakers. This developmental strategy aims to establish distinct functional categories among target vowels in the new language (for instance, F2 use by Speaker 3 as a primary acoustic cue to handle functional distinctions that are established through F3 in the native speech). With regard to the tenets of the Speech Learning Model(-r) (FLEGE, 1995; FLEGE; BOHN, 2021), we consider that dissimilations among vowel categories do not necessarily resemble the acoustic space occupied by the native categories. Furthermore, we reinforce one of our main findings: from a vowel development perspective in light of CDST, it is important to analyse the development of the whole vowel system, as such analyses prove able to show the accommodation and reaccommodation of all vowel categories in the acoustic space. In this regard, further studies on the entire acoustic vowel space sound as a key factor, since the adaptive relations (assimiltion and dissimilation) among all vowel categories in the system will be able to effectively show the strategies used by Brazilian speakers of German as an additional language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua alemãpt_BR
dc.subjectVokalede
dc.subjectDeutschde
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAkustische und experimentelle Analysede
dc.subjectKomplexe und Dynamische Systemtheoriede
dc.subjectVowelsen
dc.subjectGermanen
dc.subjectAcoustic and experimental analysisen
dc.subjectComplex Dynamic Systems Theoryen
dc.titleDesenvolvimento vocálico do alemão como língua adicional por aprendizes do sul do Brasil : análises de processo via teoria dos sistemas dinâmicos complexospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001170098pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples