O conceito de paradoxo para Ernst Widmer
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Date
2005Author
Type
Title alternative
The concept of paradox for Ernst Widmer
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo trata do estabelecimento do conceito de paradoxo em música segundo a acepção do compositor suíço-brasileiro Ernst Widmer (1927-1990). A partir de uma declaração do compositor da importância do paradoxo na obra “As Quatro Estações do Sonho” op. 129, foram investigadas as utilizações do termo e aplicações na estrutura musical tendo como suporte a análise da produção teórica e declarações de Widmer. A pesquisa indicou, em relação ao paradoxal, a presença de dois elementos inter-r ...
O presente artigo trata do estabelecimento do conceito de paradoxo em música segundo a acepção do compositor suíço-brasileiro Ernst Widmer (1927-1990). A partir de uma declaração do compositor da importância do paradoxo na obra “As Quatro Estações do Sonho” op. 129, foram investigadas as utilizações do termo e aplicações na estrutura musical tendo como suporte a análise da produção teórica e declarações de Widmer. A pesquisa indicou, em relação ao paradoxal, a presença de dois elementos inter-relacionados: o comportamento eclético e a relativização de conceitos, além de identificar elementos contrastantes na estrutura musical segundo o entendimento do compositor ...
Abstract
This work aims to establish the concept of paradox in music according to the understanding of the composer Ernst Widmer (1927-1990). The research’s starting point was a composer ́s statement, found on the manuscript’s preface of “As Quatro Estações do Sonho” op. 129, referring to the paradox as a relevant element. The composer’s sense of the term and the identification of paradoxical elements on musical structure were investigated through analysis of theoretical writings. The survey summoned th ...
This work aims to establish the concept of paradox in music according to the understanding of the composer Ernst Widmer (1927-1990). The research’s starting point was a composer ́s statement, found on the manuscript’s preface of “As Quatro Estações do Sonho” op. 129, referring to the paradox as a relevant element. The composer’s sense of the term and the identification of paradoxical elements on musical structure were investigated through analysis of theoretical writings. The survey summoned the presence of two relationship elements: the eclectic behavior and the relativeness of concepts and also identified contrasting elements on musical structure ...
In
Opus : revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Vol. 11, n.11 (2005); p. 58-76
Source
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