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dc.contributor.authorSpinelli, Jonathan Teschpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:27:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0103-7412pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258987pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigated the potential relationship between memorization and imagery skills (mental practice virtually promoting a real sensory experience) while practicing the guitar. Nine guitarists were submitted to memory tests with sensory feedback deprivation, namely motor (auditory feedback absent), auditory (motor feedback absent) and visual (both motor and auditory feedback absent). Control conditions were also tested. Participants were instructed to imagine absent feedback. After playing music excerpts specifically composed for the tests ten times, the guitarists played what they had memorized as they would usually do when preparing for a performance. Memorization of the music studied under motor and visual conditions was less effective than the performance under auditory and control conditions, suggesting the importance of sound feedback for effective memorization while practicing a new piece. When comparing these results to participant auditory imagery skills, the results showed that subjects with stronger imagery skills were less affected by the absence of feedback during the memorization process, being able to maintain performance levels under all test conditions. These data suggest the importance of auditory imagery skills and corroborates the idea that musicians can benefit from this skill during the process of memorizationen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOpus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2019), p. 1-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGuitar practiceen
dc.subjectImagética musicalpt_BR
dc.subjectImageryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPercepção musicalpt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMusic perceptionen
dc.subjectMental practiceen
dc.titleMemória e imagética na prática violonísticapt_BR
dc.title.alternativeMemory and imagery in guitar practice en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114984pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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